A exposição fotográfica Vida em Movimento, que reúne as 25 fotografias finalistas do concurso fotográfico que levou o mesmo nome será inaugurada na próxima quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 no Centro Cultural Correios . O concurso e a exposição são uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC), que visa mostrar o valor e a beleza da vida humana em seus diversos estágios por meio da fotografia.

Martín Ugarteche Fernández, Diretor do CEC no Brasil, afirmou, em nome dos organizadores, que o concurso busca contribuir na construção de uma cultura de vida, paz e reconciliação.

A fotografia vencedora do concurso, “Corrida para a vida” de Liane Giesel, as quatro menções honrosas e as demais finalistas, foram agrupadas em grupos temáticos, de acordo com o aspecto da vida humana retratado pelo autor: fé, natureza, sociedade, comunhão, família e infância. Cada grupo temático é acompanhado por textos que expressam  a contribuição católica na reflexão sobre o tema e a sua relação com a vida humana.

"O objetivo da exposição é promover uma cultura da vida, mostrando a beleza da vida humana em todos seus estágios, desde a concepção até seu termo natural. Acompanham as fotos trechos de encíclicas do Papa Bento XVI e do Beato João Paulo II, assim como da Gaudium et spes, das Sagradas Escrituras e das Confissões de Santo Agostinho. A nossa expectativa é compartilhar com todos os que visitem a exposição e com o mundo da cultura em geral a riqueza da nossa fé, da qual brota um profundo amor e respeito pela vida humana”, disse Martín Ugarteche, diretor do CEC e professor da Universidade Católica de Petrópolis.

A exposição permanecerá no Centro Cultural Correios até o dia 9 de fevereiro de 2013, para depois continuar seu percurso por outras cidades brasileiras. Vida em Movimento conta com o patrocínio da UTE Fluminense e o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Movimento de Vida Cristã e da Sociedade Petropolitana de Fotografia.

O CEC (Centro de Estudos Culturais) é uma associação de católicos, principalmente leigos, que buscam evangelizar a cultura por meio de diversas iniciativas e projetos.

No Brasil o CEC organizou recentemente com sucesso a décima edição do Concurso Artístico Histórias de Natal, que busca recuperar o sentido autêntico da festa do Natal. Também organiza as Jornadas de Pensamento Católico e exposições artísticas itinerantes, tais como a Exposição "São Paulo, mestre da fé e da verdade", realizada durante o Ano Paulino e que percorreu várias cidades brasileiras, com mais de 20.000 visitantes. A sede do Centro de Estudos Culturais está localizada em São Paulo, com filiais no Rio de Janeiro e Petrópolis(RJ).