Importantes líderes hispanos do país elogiaram a nova liderança do Dom José Horacio Gómez, recentemente instalado como Arcebispo de Santo Antonio, Texas, uma das dioceses hispanas mais importantes do país.

Dom Gómez, o primeiro mexicano de nascimento em ser nomeado Arcebispo nos Estados Unidos, substituiu recentemente a Dom Patrick Florez, quem governou a Arquidiocese texana durante 25 anos.

“Flores é um mito. Não há dúvidas sobre isso”, disse a Associated Press o sacerdote David García, reitor da Catedral São Fernando, “mas isso não significa que seja um papel impossível de cumprir para o Dom Gómez”.

O desempenho do Dom Florez foi às vezes “complicado”, escreveu o jornalista Bobby Ross Jr. para AP; e citou tanto o manejo dos casos de abuso sexual de sacerdotes como o professar “uma teologia liberal que não se aderia à liturgia oficial e à doutrina da Igreja”.

Mas Dom Gómez afirmou que Flores foi fiel à Igreja e assinala que tratará de seguir seu exemplo no campo da liderança.

Vários líderes hispanos, entretanto, auguram que Dom Gómez não terá dificuldade em dar-lhe um impulso decisivo à Arquidiocese de mais de 700,000 católicos, que necessita uma renovação em muitos campos da pastoral.

“O arcebispo Gómez foi muito, muito ativo a nível nacional como sacerdote", assinalou Alejandro Aguilera Titus, diretor adjunto do Secretariado para Assuntos Hispanos do Conselho de Bispos Católicos dos Estados Unidos.

Em efeito, antes de ser bispo, Dom Gómez foi Presidente e Diretor executivo da Associação Nacional de Sacerdotes Hispanos (ANSH), onde trabalhou para melhorar a formação e a integração dos sacerdotes hispanos, que conformam apenas o 7% do total de sacerdotes nos Estados Unidos.

Dom Gómez ajudou a criar o Seminário de Nossa Senhora de Guadalupe no México em 2000; um seminário dedicado à formação de seminaristas hispanos que trabalharão nos Estados Unidos.

Como Bispo Auxiliar de Denver, Dom Gómez liderou a criação do “Centro San Juan Diego para a Família e a Atenção Pastoral”, que segundo Aguilera Titus se converteu em um modelo nacional.

“Recebemos a centenas de pessoas todos os dias”, indicou Dom Gómez. “Está se convertendo em um centro de cultura hispana em Denver”.

Nascido em Monterrey, México, Dom Gómez trabalhou na Igreja Católica de Nossa Senhora da Graça em Santo Antonio, desde 1987 e 1999. E seus avós se casaram na Catedral de São Fernando.

Entre seus admiradores se encontram Al e Angela Notzon, paroquianos há anos de Nossa Senhora da Graça que rezaram para que o sacerdote retornasse a essa cidade como Arcebispo, de quem elogiam, entre outras virtudes, o seu senso de humor.

Dom Gómez demonstrou esse senso de humor ao lhe contar ao jornalista de AP como começou a assistir às missas diárias enquanto cursava o colégio secundário em Monterrey: foi sua maneira de conseguir as chaves do automóvel.

“A única forma de que meu pai me deixasse dirigir, era indo na Missa”, lembrou Gómez rindo.