O Arcebispo de Bogotá e Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Cardeal Rubén Salazar, assinalou que "o verdadeiro e único matrimônio é entre um homem e uma mulher".

Conforme informa a CEC, ao ser consultado pela imprensa colombiana sobre o tema das uniões homossexuais, o Cardeal sublinhou que "não encontramos nenhuma razão que justifique que se fale de matrimônio homossexual", pois o verdadeiro matrimônio está "constituído por um homem e uma mulher e está intimamente relacionado com a família e a procriação dos filhos".

O Presidente da CEC indicou que ao igualar as uniões homossexuais com um matrimônio se está "desvirtuando o sentido das palavras, criando uma falácia, uma má interpretação do termo e uma tergiversação do sentido do matrimônio".

Conforme informa o Episcopado colombiano, o Cardeal Salazar remarcou que "o Estado deve defender à família".

"Não se pode equiparar essas uniões homossexuais com o matrimônio lhes concedendo a mesma linha de importância fundamental social que tem o matrimônio heterossexual, que é o verdadeiro matrimônio, o único matrimônio".

De acordo à Conferência Episcopal, "o prelado reconheceu que na Colômbia, em virtude das distintas sentenças do tribunal constitucional, o Estado brindou reconhecimento e diferentes direitos a estas uniões homossexuais, como no caso da saúde ou do patrimônio entre outros".