Por ocasião do Congresso Internacional “Ecclesia in America”, que marca os 15 anos desta Exortação Apostólica pós-sinodal de João Paulo II, o Prof. Guzmán Carriquiry Lecour, Secretario da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) , destacou que a próxima JMJ que será realizada no Rio de Janeiro em julho de 2013 será uma ocasião providencial para todo o continente e para a América Latina de modo especial.

Em declarações ao grupo ACI, o Professor Carriquiry assinalou primeiramente sua esperança de que este congresso internacional "ajude a criar uma rede de amizade, comunhão e cooperação entre todos os bispos do continente Americano e as distintas conferências episcopais".

"O objetivo é retomar, relançar e intensificar as relações de comunhão e cooperação entre as Igrejas da América Latina, e dos Estados Unidos, e do Canadá, algo fundamental da Exortação do Beato João Paulo II como conclusão do Sínodo para as Américas cujo 15º aniversário comemoramos nestes dias"afirmou o Secretário

Falando à Radio Vaticano sobre a próxima JMJ que se realiza na América Latina, concretamente na cidade do Rio de Janeiro, o Prof. Carriquiry afirmou haverá um grupo de trabalho que se concentrará sobre o problema das novas gerações do continente americano, e neste contexto falarão sobre a JMJ Rio 2013.

“Este evento dará a possibilidade de encontrar muitos bispos canadenses, dos EUA e de outros países da América Latina, sobretudo os norte-americanos, que algumas vezes manifestam certo receio por causa daquilo que entreveem como situação de violência no Brasil”, acrescentou.

“Estou absolutamente convencido de que o governo do Estado do Rio de Janeiro e o governo brasileiro, como já foi dito, garantirão a segurança durante toda a realização da JMJ. Portanto, esperamos uma grandíssima participação dos jovens, do sul, do centro e do norte da América no Rio de Janeiro. É uma ocasião providencial para todo o continente, para a América Latina de modo especial”, enfatizou o Secretário da CAL.

“Aguardamos a JMJ como um evento de importância capital, inclusive dentro do Ano da Fé e da transmissão da fé às novas gerações”, concluiu.

O Congresso Internacional ‘Ecclesia in America” é uma iniciativa promovida pela Pontifícia Comissão pela América para a América Latina no Vaticano, pelos Cavaleiros de Colombo, a maior organização laical da Igreja Católica com sede nos Estados Unidos, e com a colaboração do Instituto Superior de Estudos Guadalupanos, da Arquidiocese de Cidade do México.