Os membros da quarta Assembléia Geral Ordinária do Sodalício de Vida Cristã, uma sociedade de vida apostólica Laical aprovada pela Santa Sé e com 4 comunidades no Brasil, escolheram como Superior Geral para o período 2012-2018 o peruano Alessandro Moroni Llabrés, que até então era Superior das comunidades sodálites em Santiago, capital do Chile.

Alessandro Moroni sucede no cargo a Eduardo Regal Villa, primeiro Vigário Geral e logo Superior Geral da Sociedade desde janeiro de 2011.

Alessandro Moroni nasceu em Lima (Peru) em 23 de dezembro de 1965. Cursou os estudos escolares no Colégio Maristas na capital peruana. É licenciado em Educação e realizou sua profissão perpétua no Sodalício de Vida Cristã em 1991.

De 1987 a 1998 viveu na cidade de Arequipa, ao sul do Peru, onde cumpriu o serviço de Superior, tempo no qual promoveu o crescimento do Movimento de Vida Cristã, o surgimento do Instituto do Sul e a fundação da Universidade Católica San Pablo. Organizou também diversas obras solidárias na cidade de Arequipa e no Chile.

Em 1999, também como Superior da comunidade, formou parte do grupo que iniciou a presença do Sodalício na cidade de Santiago do Chile, onde colaborou na fundação de um colégio e no desenvolvimento do Movimento de Vida Cristã no país. Atualmente se desempenha também como membro do diretório da Universidade Gabriela Mistral.

"Meus irmãos sodálites me escolheram para desempenhar este cargo que considero imerecido, mas o acolho com humildade colocando-me docilmente nas mãos do Senhor, tentando fazê-lo como o fez nossa Mãe Santíssima", assinalou.

"Como comunidade sodálite estamos chamados a viver a comunhão com a Igreja, a contribuir na dinâmica da reconciliação servindo docilmente aos planos que o Espírito suscita" indicou o novo superior geral, acentuando que "para isso, conto com o apoio de toda a comunidade, dos irmãos que Deus está me encomendando presidir, aos quais peço intensas orações".

Convidando os membros da Família Sodálite a unir-se a estas orações, Alessandro Moroni recordou que "o Beato João Paulo II nos alentou a ser artesãos da reconciliação. Por isso, contribuamos a este chamado procurando ser apóstolos em um mundo que necessita de Deus. Que a Virgem nos guie neste propósito para sermos humildes servos como ela foi".

O Superior Geral é o máximo responsável pelo governo do Sodalício e o sinal visível da unidade dos sodálites.

Colaboram diretamente com seu governo um Vigário Geral e cinco Assistentes Gerais, que serão escolhidos nos próximos dias na Assembléia do Sodalício de Vida Cristã, que concluirá no próximo 7 de dezembro, Vésperas da Solenidade da Imaculada Conceição.