O Padre Frank Pavone, diretor nacional da organização Priests for Life, anunciou nesta semana sua intenção de promover a criação de uma comunidade de sacerdotes e religiosos que tenha como carisma a defesa da vida.

Com o título “Precisa-se de  ajuda: Sacerdotes e Irmãos pela Vida”, o Padre Pavone explicou em sua coluna semanal que “na Igreja existem comunidades que se concentram em um aspecto particular da vocação cristã, com o propósito de fortalecer o resto de nós em fidelidade a essa dimensão evangélica”.

“Assim, por exemplo, as Irmãs da Caridade se concentram no serviço aos necessitados e vulneráveis do mundo. Não são as únicas que estão chamadas à caridade, mas sua existência nos recorda esse chamado comum a todos. Igualmente, os Sacerdotes Sacramentinos não são os únicos que adoram o Santíssimo Sacramento, mas sua ênfase neste aspecto de nossa fé nos anima a adorar o Santíssimo com maior ardor”.

“O mesmo ocorre com uma comunidade dedicada à vida. O Papa João Paulo II disse que ‘a defesa e a promoção da vida não são monopólio de ninguém, mas dever e responsabilidade de todos’. (Evangelium Vitae, 91) portanto, o propósito de uma comunidade deste tipo não quer dizer: ‘Nos encarregamos de fazer o trabalho pró-vida, o resto de vocês não tem que se preocupar com isso’”.

“De fato o propósito desta comunidade seria exatamente oposto: fazer um chamado a toda a Igreja a dar prioridade à defesa da vida que requer, em todo nível da vida e o ministério da Igreja!”, explicou.

Segundo o sacerdote, “alguns se perguntarão por que, dada a escassez de sacerdotes, os 'distraímos’ de sua tarefa específica. A resposta é que o movimento pró-vida é precisamente fonte de muitas vocações novas. Muitos se aproximarão do sacerdócio precisamente porque existe uma comunidade pró-vida. Esta comunidade serviria às paróquias de todo o país”.

“Estou convencido de que chegou o momento. Me reuni com muitos jovens de todo o país que estão dispostos a dedicar sua vida a seus irmãos e irmãs por nascer. Por isso, eu também lanço este chamado. "Procura-se ajuda." Os que estiverem interessados me contatem em vocations@priestsforlife.org”, indicou.

O sacerdote recordou que o falecido Arcebispo de Nova Iorque, Cardeal John O’Connor apresentou a idéia de constituir uma comunidade de mulheres dedicadas especialmente a promover a santidade da vida em um artigo que escreveu com o título: "Precisa-se de ajuda: Irmãs da Vida." (Help Wanted: Sisters of Life)

“Recebeu centenas de respostas. Em 1 de junho de 1991, oito mulheres ingressaram para a nova comunidade fundada. Hoje têm mais de 45 membros e vários conventos na área de Nova Iorque”, indicou.

“Enquanto isso, Priests for Life ajudou a fortalecer os sacerdotes no trabalho pró-vida, enquanto conservam suas próprias atribuições, e continuará fazendo. Mas não é este o momento de dar um passo  mais adiante e criar uma comunidade em que sacerdotes e seminaristas possam dedicar completamente sua vida íntegra à defesa da vida?”, questionou.

O Padre Pavone precisou que “ser pró-vida não é um passatempo. É uma vocação. Em primeiro lugar é um aspecto de nossa vocação humana e um elemento institucional de nossa vocação como cristãos. Por estas razões, é também parte integral do sacerdócio. Todos estamos chamados a viver este aspecto de nossas vocações de uma ou outra maneira, muitos o fazem dedicando tempo a diversas atividades e orações pró-vida”.