Na tarde deste 24 de novembro, o Santuário de Fátima apresentou o itinerário para o ano pastoral de 2012-2013. O novo ano, o terceiro da caminhada preparatória do Centenário das Aparições (em 2017), evocará de forma especial a segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de junho de 1917. A sessão decorreu no Centro Pastoral de Paulo VI.
 
“O tema deste ano é a exortação Não tenhais medo. A inspiração deste tema partiu da promessa de Nossa Senhora à vidente Lúcia, na segunda aparição: O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus. Procurando motivar a atitude de confiança, optou-se por uma formulação sintética – Não tenhais medo –, exortação frequente nos textos bíblicos”, revelou o reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas.

Duas conferências, de José Eduardo Borges de Pinho e de Juan Ambrosio, da Universidade Católica Portuguesa, apresentaram, respectivamente, o tema e a atitude propostos para este novo ano.
Ao encerrar a sessão solene, Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, sublinhou o apelo que a proposta do Santuário apresenta.
 
“Ao olharmos a nova situação do mundo e da Igreja como um desafio, procuremos construí-la a partir desta esperança que nos dá confiança e audácia. Esperança que não se orienta só por critérios terrenos, mas que confia em Deus e se confia a Deus e à Sua Palavra, o Deus que promete a vida nova, o Deus fiel, o mesmo de ontem, de hoje e de amanhã”, afirmou Dom Marto.
 
As atividades propostas para o próximo ano pastoral são diversas e de âmbitos distintos . No momento que antecedeu a sessão solene de hoje, foi inaugurada no Convívio de Santo Agostinho, na Basílica da Santíssima Trindade, a exposição temporária evocativa da aparição de junho de 1917,  “Ser, o segredo do Coração”. Estará disponível até outubro de 2012.
 
A jornada de apresentação do novo ano pastoral foi também o momento escolhido para dar a conhecer os novos projetos corais do Santuário de Fátima, a "Schola Infantil" e o "Coro de Camara".