Hoje, 26 de novembro, se inaugurará em Viena (Áustria) o "Centro Internacional para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural Rei Abdullah Bin Abdulaziz" (KAICIID) do qual a Santa Sé será Observador Fundador.

O Vatican Information Service assinala que esta é uma iniciativa do Rei da Arábia e tem três "Estados Fundadores": o Reino da Arábia Saudita, a República da Áustria e o Reino da Espanha. A Santa Sé, por sua parte, aceitou o convite para aderir-se em qualidade de "Observador Fundador", e uma delegação de alto nível vaticano assistirá à cerimônia de inauguração.

Sobre este evento, o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, indicou que "o centro que se inaugurará hoje em Viena é uma nova instituição que tem como finalidade promover o diálogo entre as religiões e as culturas. Esta finalidade precisa ser vista sempre favoravelmente na perspectiva da compreensão e da convivência pacífica entre os povos; uma necessidade fundamental da humanidade de hoje e de amanhã".

"O Rei da Arábia, Abdullah Bin Abdulaziz, falou com o Santo Padre desta finalidade durante o encontro que –como se recordará– teve lugar em 6 de novembro do 2007 no Vaticano".

O sacerdote disse depois que "é importante ter em conta que o novo centro não pode ser considerado como uma instituição própria do Reino da Arábia Saudita, mas sim como uma Organização internacional independente, reconhecida pela ONU, e constituída por três Estados Fundadores, dois deles com antigas tradições cristãs".

"Trata-se de uma oportunidade e de um espaço de diálogo que precisa ser aproveitado e no qual é oportuno estar presente para fazer um maior uso da experiência e da autoridade da Santa Sé no campo do diálogo inter-religioso. O status de Observador Fundador é o mais adequado para garantir esta presença, respeitando a natureza própria da Santa Sé, e permitindo-lhe expressar suas próprias expectativas".

A Igreja Católica está presente entre as diferentes religiões e comunidades religiosas da Board of Directors, que se qualifica como o motor das iniciativas do Centro, e para representá-la desde o começo estará o Pe. Miguel Ayuso Guixot, Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

"Esta constitui uma ocasião importante para, em um lugar de alto nível cultural e internacional, apresentar a visão da Igreja sobre o diálogo, a pessoa humana e sua vocação, a ética e a religião, as relações sociais, a justiça e a paz".

O Padre Lombardi recordou que isto já acontecia e "acontece em muitos lugares e em muitas ocasiões, mas a diversidade e o pluralismo do mundo de hoje exigem multiplicar as direções e as ocasiões nas quais desenvolver o papel ativo e proativo da Igreja sempre que seja possível".

"A Santa Sé, como Observador Fundador, não deixará de destacar suas preocupações sobre o respeito efetivo dos direitos fundamentais dos cristãos que vivem em países de maioria muçulmana, com o fim de promover a liberdade religiosa em suas diversas expressões".

Para concluir indica que "o novo Centro de Viena oferecerá desta maneira um espaço adequado para que estes temas encontrem um modo de ser manifestados e escutados, e para que os problemas que emergirão encontrem as soluções oportunas".