Ao receber nesta manhã aos seis novos cardeais que criou no sábado, 24 de novembro, acompanhados de seus familiares, o Papa Bento XVI os alentou a entregar a vida por Cristo, como os Santos, para que seu rosto resplandeça na Igreja.

O Santo Padre disse "Queridos e venerados Irmãos que começaram a fazer parte do Colégio cardinalício! O vosso ministério se reforça com um novo empenho no apoiar o Sucessor de Pedro, no seu serviço universal à Igreja. Portanto, enquanto renovo a cada um de vós meus votos mais cordiais, confio no apoio da vossa oração e na vossa preciosa ajuda".

"Prossigam confiantes e fortes na vossa missão espiritual e apostólica, mantendo fixo o olhar sobre Cristo e fortalecendo o vosso amor pela sua Igreja. Este amor o podemos aprender também com os Santos, que são a realização mais plena da Igreja: esses a amaram e, deixando-se moldar por Cristo, gastaram totalmente as suas vidas para que todos os homens sejam iluminados pela luz de Cristo que resplandece na face da Igreja".

Bento XVI recordou também que o consistório de sábado se caracterizou pela "oração intensa e a comunhão profunda" e se viveu "com a consciência de um evento que diz respeito à Igreja Universal, chamada a ser sinal de esperança para todos os povos".

Depois, falando em inglês, disse que "seja nos dicastérios da Cúria Romana ou em seus ministérios nas Igrejas locais em todo o mundo, os Cardeais são chamados a partilhar de modo especial na solicitude do Papa para com a Igreja Universal".

Em francês e através do novo Cardeal, o Patriarca libanês Becharas Boutros Raï, o Papa alentou "a vida e a presença dos cristãos no Oriente Médio, que devem poder viver livremente sua fé, e lançar novamente o apelo urgente pela paz nessa região".

"A Igreja impulsiona todos os esforços em vista da paz no mundo e no Oriente Médio, paz que só será efetiva se baseada no autêntico respeito do outro", acrescentou.

Também se dirigiu em castelhano aos fiéis colombianos que contam com um novo Cardeal e Arcebispo de Bogotá, Rubén Salazar Gómez, exortando-os "para que avancem na paz e concórdia pelos caminhos da justiça, da reconciliação e da solidariedade".