O futuro arcebispo anglicano de Canterbury, Justin Welby, mostrou-se "decidido" de que em "algum momento" ordenará a mulheres bispos, dois dias depois de que o Sínodo Geral da Igreja Anglicana votasse contra a ordenação destas.

"Foi um dia bastante desalentador para toda a igreja. Há muito por fazer, mas estou absolutamente certo de que, em algum momento, vou ordenar a uma mulher bispo", assegurou durante a viagem para a Nigéria para promover a conciliação religiosa.

Em concreto, Welby, que vai suceder no fim do ano a Rowan Williams como cabeça visível da igreja Anglicana, encontra-se no país africano para começar um programa para fortalecer os laços entre cristãos e muçulmanos, que está dirigido pela fundação do ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, que também estava nesta comitiva.

Esta visita acontece em um momento de ataques contra os cristãos do país. Ante esta situação, o futuro arcebispo de Canterbury recordou que visitou a Nigéria 75 vezes, tanto em condição de trabalhador da indústria de petróleo na década de 1980 como, posteriormente, na condição de clérigo.