Neste domingo, 25 de novembro, teve início o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 que dá sequência ao que foi realizado em março deste ano, em Rocca di Papa, Itália. Naquela ocasião, foi feito um balanço sobre a JMJ de Madri, que ocorreu em agosto de 2011. Estará no Rio também uma comissão do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), junto com seu presidente, Cardeal Stanislaw Ry?ko e outras autoridades do dicastério.

Os principais questionamentos sobre a JMJ Rio2013 serão respondidos durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013. Cerca de 200 delegados ligados às Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades, vindos de mais de 70 países, estarão no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 29 de novembro, para participar do encontro.

Segundo a nota publicada pelo site oficial do próximo encontro mundial de jovens com o Papa, o objetivo da reunião é apresentar os preparativos da Jornada que ocorre em julho de 2013 na cidade maravilhosa.

Para abrir a programação do encontro, no dia 25, domingo, os delegados participaram da Santa Missa, às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, que foi presidida pelo arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta.

No dia 26, segunda-feira, começam as apresentações do COL da JMJ Rio2013. Serão esclarecidas questões sobre a geografia e segurança, sistema de vistos e ingresso no Brasil, inscrições, hospedagem, acessos especiais e acolhimento dos Bispos, além de assuntos relacionados aos seguros, alimentação, locomoção, kit dos peregrinos, informou também o Comitê Organizador Local através da página www.rio2013.com. A página teve seu formato renovado recentemente apresentando mais recursos para os jovens.

Na terça-feira , 27, Dom Josef Clemens, secretário do PCL falará sobre a mensagem do Santo Padre para a XXVIII JMJ. As apresentações serão enfocadas em questões pastorais: Catequeses, Atos Centrais, Atos Religiosos e Culturais, voluntários e traduções, Feira Vocacional, Pré-Jornadas e Semana Missionária e Promoção Humana.

No dia 28, quarta-feira, a programação segue com questões econômicas e avaliação do presidente do PCL, Cardeal, e Dom Orani. No fim da tarde, seguem para missa no Corcovado, Forte de Copacabana e lugares dos Atos Centrais. Jovens da paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, realizam vigília.