No próximo dia 15 de dezembro, a plataforma cidadã espanhola HazteOír, dedicada à defesa da vida, da família e dos direitos humanos 2012, oferecerá um prêmio à católica Asia Noreen Bibi, ícone mundial da liberdade de consciência, que permanece prisioneira no Paquistão com uma sentença de morte por uma acusação de blasfêmia contra o Islã, cargo do qual ela sempre se declarou inocente.

O marido de Asia Bibi, Ashiq Masih viajará à Espanha para receber o prêmio em seu nome, pois ela permanece isolada na Prisão de Sheikhupura.

Asia Bibi, mãe de cinco filhos, é uma mulher católica em um país no qual os muçulmanos fundamentalistas conseguem impor a Sharia, a lei islâmica que contempla uma severa lei contra a blasfêmia punindo até com penalidade máxima insultos ou afirmações contra o Islã ou Maomé, vigente em diversas partes do país.

Em 2009, umas camponesas com as quais trabalhava nas tarefas agrícolas do povoado de Punjab, acusaram ante o Imã (clérigo muçulmano) local Asia Bibi de ter poluído a água ao tocar o recipiente no qual bebiam todas com suas mãos "impuras" por ser cristã.

Esta denúncia levou à prisão de Bibi, julgada por blasfemar contra o profeta Maomé.

Em 8 de novembro de 2010, Asia Bibi foi condenada a morrer na forca, mas sua execução se encontra pendente depois de um recurso interposto ante um tribunal superior.

As autoridades da prisão em que se encontra a encerraram em um módulo de isolamento, por temor que seja assassinada na prisão, pois extremistas muçulmanos ofereceram uma recompensa por seu assassinato.

Em 17 de novembro de 2010, o Papa Bento XVI expressou sua proximidade espiritual a Asia Bibi e a seus familiares, pedindo que se restitua o antes possível a sua plena liberdade.

O ministro federal para as minorias religiosas no Paquistão Shahbaz Bhatti, o único católico no governo, foi assassinado em março de 2011, poucos dias depois que ter sido confirmado em seu cargo pelas mais altas autoridades paquistanesas, em uma emboscada ao veículo oficial em que transitava, como uma mensagem aos que como ele, criticam a Lei anti-blasfêmia no Paquistão, frequentemente manipulada para agressões e vinganças contra as minorias como os cristãos.

Bhatti foi premiado postumamente nos prêmios HazteOír de 2011, e seu irmão, Paul Bhatti, quem ocupa atualmente a mesma pasta no Governo, viajou a Espanha para receber o prêmio dado ao seu irmão.

Em janeiro de 2011, o governador de Punjab, Salman Taseer, foi assassinado por um membro de sua escolta, logo depois de ter pedido publicamente a liberdade de Asia Bibi expondo sua oposição à Lei de Blasfêmia.

HazteOír assegurou que reativou sua campanha de pressão ao governo do Paquistão para conseguir que a Asia Bibi seja libertada. Em 2010, a plataforma espanhola recolheu mais de 60 mil assinaturas que foram entregues a seu presidente, Asif Zardari, através da Embaixada do Paquistão na Espanha.

Pela ocasião do Prêmio HazteOír, a plataforma espanhola porá em marcha uma nova campanha pela liberdade de Asia Bibi, e seu marido Ashiq Masih, que receberá o prêmio em seu nome, em Madrid, poderá reunir-se com parlamentares, líderes de ONGs e autoridades da Igreja na Espanha.

HazteOír também anunciou que solicitou um encontro entre Masih e o Ministro Espanhol de Assuntos Exteriores, Juan Manuel García-Margallo, para informar-lhe em primeira mão sobre a situação dos recursos nos foros internacionais pedindo a imediata libertação de Asia Bibi.