No dia 24 de novembro, sábado, a partir das 17 horas, acontecerá no Ginásio Castelinho a ordenação da primeira turma de diáconos permanentes, em 400 anos de história da Igreja Católica de São Luís. A data marca o final do Ano Jubilar na Arquidiocese, o encerramento do ano  litúrgico católico e integra os eventos programados para a comemoração do quarto centenário de anúncio do Evangelho na capital maranhense. A expectativa é reunir aproximadamente dez mil fiéis para a ordenação dos 31 futuros diáconos.

A celebração será presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José da Silva Belisário e concelebrarão com ele, Dom José Carlos Chakorowski, bispo auxiliar, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, arcebispo de Teresina (PI), Dom Xavier Giller, bispo emérito de Viana e ainda o diácono Zennon Konzen, Presidente Nacional da Comissão de Diáconos Permanentes do Brasil.

Ao todo serão 31 leigos, indicados pelos párocos de suas respectivas paróquias, e que durante quatro anos receberam a formação teológica necessária para desempenhar as funções de diáconos permanentes. Entre eles, quatro são militares pertencentes a Capelania Militar Católica (dois da Polícia Militar, um bombeiro e um cabo do exército). Os demais são leigos engajados no serviço da Igreja, que vivem sua  profissões. Na turma é possível encontrar, por exemplo: Motoristas, Promotores de Justiça, , professores, veterinários, advogados, contadores e bioquímicos.

“A decisão de formar a primeira turma surgiu com a vinda do Dom José Belisário para Arquidiocese de São Luís e também a vinda do Diácono Raimundo Neto, que veio morar em So Luís e apresentou o projeto para o Arcebispo. No dia 18 de março de 2008 foi tomado a decisão da criação da primeira Escola Diaconal, responsável pela formação dos diáconos, que recebeu o nome de Escola Diaconal São Francisco de Assis” explicou o diaconando Renato Fontoura, um dos integrantes da turma.

Com a ordenação diaconal destes 31 católicos engajados as dez Foranias de São Luís ganham um grande auxílio na evangelização e no trabalho de orientação pastoral, afirma a nota de imprensa da Arquidiocese enviada à redação de ACI Digital.