O presidente da quinta edição do Congresso Mundial de Metafísica em Roma, Pe. Jesus Fernández Hernández, considerou que a verdadeira raiz da crise financeira provém da anteposição dos interesses econômicos ao fundamento primordial da existência, que é o ser humano e sua dignidade.

O congresso foi celebrado entre os dias 8 e 10 de novembro, e esteve dirigido pela organização da Fundação Idente de Estudos e Investigação. Participaram 150 peritos de mais 28 países de todo o mundo e também o Prefeito do Pontifício Conselho para a Doutrina da Fé, Dom Gerhard Müller, quem ofereceu uma conferência magistral dedicada à experiência do mundo para o conhecimento de Deus como origem e fim de todo o ser finito”.

O primeiro simpósio dedicado à metafísica teve início no ano 2000 pelo poeta e pensador Fernando Rielo. Desde então, o evento reúne o máximo exponente de diferentes disciplinas acadêmicas de maneira internacional para o enriquecimento mútuo tanto humano como intelectual.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI no dia 8 de novembro, o Pe. Jesus Fernández, quem também é presidente do movimento católico “Missionários e Missionárias Identes”, assinalou que no mundo de hoje, -em particular na área econômica-, a crise encontra sua raiz na dignidade da pessoa: “em uma crise metafísica”.

Conforme explicou o perito, a metafísica “serve para resolver a pobreza, a injustiça, a violência, e o terrorismo, e hoje está doente precisamente porque se encerraram em um gueto e muitíssimas pessoas não entendem qual é a sua razão de ser… A metafísica vai contra a desesperança, vai contra a tristeza, vai contra a solidão…e esses problemas são universais, e não dependem nem de crenças ou de não crenças, mas sim do fato de ser pessoas”.

Se deixássemos de lado esta ciência, o ser humano perderia seu fundamento, e “entraríamos na anarquia e no caos”, disse.

O perito recordou que “hoje existe o grave problema da depressão, que está levando muitas pessoas, -em particular os jovens-, ao suicídio. Isto, porque perderam o sentido da vida, e a metafísica nos dá isso, nos dá esse sentido à vida, e dar sentido é dar esperança, e dar esperança é dar confiança, é ser fiel a algo que vale a pena”, acrescentou o sacerdote.

O Pe. Fernández, assinalou que seu objetivo é dar a conhecer ao mundo que a metafísica não é uma ciência reservada a determinados intelectuais ou professores, mas um fundamento para a vida da sociedade que está ao alcance de todos, e que dá explicação, inclusive solução, às “enfermidades”, que hoje em dia afetam o planeta.

“Sem a metafísica, os direitos humanos permaneceriam escritos em papel molhado”, concluiu.