Segundo informou hoje o Vatican Information Service e a nunciatura apostólica no Braisl, o Papa Bento XVI anunciou na manhã desta quarta-feira (14) a nomeação do Padre Darci José Nicioli, como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida (SP). Atualmente, o Missionário Redentorista vinha se desempenhando como Reitor do Santuário Nacional desde 2009.

A nomeação atende ao pedido do Cardeal Arcebispo de Aparecida , Dom Raymundo Damasceno Assis, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da arquidiocese, afirma a nota do Portal A12, do Santuário Nacional de Aparecida.
 
Padre Nicioli nasceu no dia 01 de maio de 1959, na cidade de Jacutinga, no interior de Minas Gerais e entrou para o Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida em 1974, onde cursou o Ensino Médio. Em 1977 iniciou o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 1982 fez a sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, indo morar em São Paulo para iniciar os estudos teológicos no ITESP – Instituto de Estudos Superiores São Paulo, em São Paulo (SP).

Em 1986 foi ordenado padre em sua cidade natal e neste mesmo ano seguiu para Roma, onde estudou Teologia Dogmática, no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo di Roma, conquistando o título de mestre em teologia.

Retornando de Roma para o Brasil, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo: Diretor de Seminário (1989-1996), Vigário Paroquial (1989-1996), Conselheiro Provincial (1996-2002), Professor de Teologia Dogmática-Sacramentaria – ITESP/SP e PUCCAMP (1989-1996).

Padre Darci já foi Ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida entre os anos de 1997 e 2005. Nos últimos três anos residiu em Roma, ocupando a função de Reitor da Casa Geral dos Missionários Redentoristas e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em dezembro de 2008 foi nomeado Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Segundo informou o Santuário Nacional de Aparecida, o reitor recebeu a notícia com alegria e pediu orações do povo brasileiro. "Recebi com alegria e com temor de quem tem fé, em virtude da tamanha responsabilidade. Mas me sinto tão feliz por estar na Igreja de Aparecida! Cheguei a essa Igreja com 13 anos de idade, e o maior tempo da minha vida religiosa servi nessa Igreja, mais particularmente no Santuário Nacional de Aparecida. Agora a missão se estende, além do Santuário, para toda a arquidiocese de Aparecida. Estarei aqui para auxiliar Dom Damasceno no pastoreio da Igreja de Aparecida. Me confio à misericórdia de Deus, à sua providencia, a proteção certa e segura que sinto a cada dia da Virgem Maria, a Senhora Aparecida e ao meu pai espiritual, Santo Afonso Maria de Ligório. Eu peço orações, rezem por mim para que eu continue perseverante e fiel na missão que a Igreja agora me confia", disse.

Em Mensagem divulgada pelo Portal oficial da CNBB, Dom Damasceno, Arcebispo de Aparecida, expressou:  “atendendo ao nosso pedido, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da Arquidiocese, o Santo Padre Bento XVI concedeu-nos, benignamente, um Bispo-auxiliar na pessoa do Revmo. Pe. Darci José Nicioli, CSsR, atual Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida”.

Falando da função dos bispos auxiliares na Igreja, a mensagem do Cardeal destaca  que “o Bispo-Auxiliar é chamado a participar da solicitude do Bispo Diocesano e a desempenhar seu múnus em harmonia com ele em trabalho e espírito. Ele presta um serviço à Igreja presente no território da Diocese, ao colocar-se ao lado do Bispo Diocesano, e ao trabalhar com ele em unidade, respeito e total comunhão. Cabe a ele exercer seu episcopado abraçando com amor e dedicação a caminhada e a vida da Igreja local. Como todo ofício e múnus exercido na Igreja de Cristo, o Bispo-Auxiliar como sucessor dos Apóstolos, participa da missão salvífica confiada à Igreja pelo próprio Salvador”.

“Agradecemos, de coração, ao Sumo Pontífice pela acolhida ao nosso pedido. Ao padre Darci José Nicioli, que já exerceu a função de ecônomo do Santuário Nacional e hoje é seu Reitor, nossos cumprimentos pela sua disponibilidade a serviço do Reino e as nossas mais fraternas boas-vindas ao colégio episcopal, à CNBB, e à Arquidiocese de Aparecida, como Bispo-Auxiliar. O Espírito Santo o ilumine e o fortaleça no seu ministério episcopal e a Virgem da Conceição Aparecida, sob cujo manto inicia sua nova missão, o proteja sempre”, concluiu a nota do Cardeal Damasceno.