O presidente da Guatemala, Otto Pérez, cancelou sua visita ao Papa Bento XVI no Vaticano que realizar-se-ia nesta quinta-feira 15 de novembro, logo que no domingo, 11, um segundo terremoto abateu a nação centro-americana, desta vez marcando 6,2 graus na escala Richter.

Fontes da Embaixada da Guatemala ante a Santa Sé informaram ao grupo ACI sobre a decisão do mandatário, que também cancelou sua participação na XXII Cúpula Ibero-americana, que será celebrada entre os dias 16 e 17 de novembro em Cádiz (Espanha).

"Felizmente não há nenhuma perda humana a lamentar", comentou Pérez aos jornalistas ao dar um relatório preliminar do sismo. À diferença do anterior terremoto ocorrido na quarta-feira passada no qual morreram 50 pessoas, este abalo sísmico não deixou vítimas mortais.

O sismo de ontem teve seu epicentro a 24 quilômetros sudoeste da cidade de Champerico e a 180 quilômetros oeste-sudoeste da capital guatemalteca, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Pérez explicou também que o incidente do domingo provocou deslizamentos de terra que desencadearam desmoronamentos, em especial em uma zona conhecida como Barranco Grande, no departamento de San Marcos, na fronteira com o México e foi das áreas mais golpeadas pelo terremoto da quarta-feira.

O terremoto de ontem, 11/11, foi a réplica mais forte do sismo de magnitude 7,4 que sacudiu na quarta-feira a mesma região e deixou 42 mortos, dois desaparecidos, 155 feridos e 1,2 milhões de pessoas atingidas, segundo as cifras oficiais. Este foi o incidente mais grave desde o terremoto de 1976 no qual faleceram 23 000 pessoas.

No último 8 de novembro, um dia depois do primeiro sismo, o Papa Bento XVI enviou um telegrama à Guatemala no qual expressou sua profunda dor pelas vítimas, elevou suas orações diante da tragédia e alentou à solidariedade com os atingidos.