O Movimento Cristão Liberação (MCL), exigiu que o Governo comunista libere aos quatorze opositores presos entre anteontem e ontem, entre os quais se encontra a bloguera Yoani Sánchez e a advogada Yaremis Flores que foi presa quando ia buscar sua filha.

A primeira a ser presa foi Yaremis Flores na última quarta-feira. Posteriormente foram presos Laritza Diversent, Veisant Boloy, Antonio Rodiles, Ailer González, Andrés Pérez, Mario Morales, Vladimir Torre, Rolando Reyes, Reinaldo Figueras e Luis Fumero.

Yoani Sánchez foi detida ontem quinta-feira junto com Ángel Santisteban e um fotógrafo chamado Claudio quando exigiam a liberação de outros ativistas.

"Liberdade para os ativistas presos", expressou o MCL na sua conta do Facebook. Rosa María Payá em sua conta no Twitter também pediu a mesma coisa e informou que Sánchez e seus dois companheiros apanharam de forma violenta.

Por sua parte, a também líder opositora Martha Beatriz Roque informou ao grupo ACI que José Daniel Ferrer, líder da União Patriótica de Cuba (UNPACU), também sofreu anteontem uma prisão temporária. "Depois o soltaram e se atrasou duas horas para chegar (em casa). É uma tragédia passar a metade do tempo da vida preso, tudo sem explicações, são prisões arbitrárias", expressou.

Diferentes líderes da dissidência denunciaram que nos últimos meses o Governo de Raúl Castro aumentou a repressão contra a oposição, registrando-se prisões de ativistas da UNPACU, das Damas de Branco e do MCL.