O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa Savino, chamou os fiéis a redescobrirem seu catolicismo no Ano da Fé e promovê-lo ativamente na capital venezuelana, uma cidade afetada pela violência e o secularismo que a empurraram a “adorar o bezerro de ouro”.

Durante a Missa de lançamento do Ano da Fé na capital venezuelana, o Cardeal assinalou que o Ano da Fé procura confrontar a “desertificação espiritual” que enfrentam as sociedades modernas, incluindo aquelas de longa tradição cristã.

“Esta desertificação (…) é real entre nós, em nossa cidade de Caracas, onde há tantas pessoas que não conhecem Deus, e inclusive há fiéis cuja vivência da fé esfriou”, expressou o purpurado durante a Eucaristia celebrada no dia 3 de novembro.

Na igreja de Nossa Senhora de Chiquinquirá, o Cardeal Urosa disse que Caracas está submetida “ao ataque da anticultura da morte, do secularismo, do materialismo e do hedonismo, que põem o centro da vida das pessoas e da sociedade na afirmação da auto-suficiência da sociedade sem Deus, nos prazeres, no culto ao bezerro de ouro”.

“E infelizmente, -é bom que nos façamos um exame de consciência- também nós podemos estar poluídos por essas correntes insalubres”, assinalou.

O Cardeal disse que este chamado a redescobrir a fé e anunciá-la novamente ao mundo é uma exortação “a toda a Igreja, a todos os fiéis, em todas as instâncias: dioceses, institutos de vida consagrada, paróquias, escolas católicas, famílias, movimentos e associações de fiéis. Ninguém foi esquecido e ninguém pode ausentar-se”.

“Bento XVI nos chama a fortalecer e intensificar nossa ação pastoral em uma cidade assediada pela violência que conduz à morte; pelo consumo e tráfico de drogas; pelo modernismo da indiferença religiosa, da destruição da família, e de uma libertinagem sexual desenfreada; pelo proselitismo de religiões novas e pagãs, pela indiferença religiosa entre muitos cristãos…Por essas razões, o premente chamado do Papa é particularmente importante em Caracas”, afirmou.

Para isso, o Arcebispo convidou os fiéis a seguirem as recomendações do Santo Padre de nutrir-se com os documentos do Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica. “E de maneira particular com o conhecimento da Palavra de Deus e o estudo e a reflexão sobre o Credo”, acrescentou.

Nesse sentido, anunciou que durante o ano serão realizadas “atividades nessa direção” dentro do plano pastoral da Arquidiocese.

“Demos graças ao Senhor pelo maravilhoso tesouro da fé, e reiteremos nosso compromisso de anunciá-lo, unidos como irmãos, em nossa Igreja arquidiocesana de Caracas. Invoquemos para isso o maternal amparo de Maria de Coromoto, exemplo de fé e estrela de nossa evangelização”, finalizou.