Diante dos violentos protestos suscitados pela aprovação em parte do Congresso guatemalteco do Tratado de Livre Comércio (TLC) entre a América Central e os Estados Unidos, e em vistas à paralização nacional convocada para 14 de março nesta cidade, o Arcebispo da Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño,  fez um enérgico chamado a todos os guatemaltecos a viver a prudência e a respeitar a vida.

Durante uma Missa, o Cardeal falou extensamente do valor sagrado de cada vida humana, “criada à imagem de Deus”, contra o clima de violência reinante no país.

O Cardeal Quezada falou da Catedral de Santiago Apóstolo que "nas próximas jornadas devemos nos comportar lembrando que tanto os manifestantes como os agentes das forças de segurança, e todos, somos filhos de Deus, todos somos guatemaltecos pelo que esperamos que não aconteça nada contra a vida".

Manifestou também seu desejo de “que tudo se desenvolva em paz e de acordo com as leis, que haja diálogo e comunicação. Que as autoridades escutem os descontentamentos.”

O Cardeal Quezada recordou ao Governo sua obrigação de defender e preocupar-se com o bem comum e de ter a pessoas humana como princípio reitor e orientador, pois esta deve ser o destinatário de todas as ações e programas que se devam adotar.