As agências de caridades católicas ao longo da costa leste dos Estados Unidos estão trabalhando para avaliar o dano deixado pelo furacão Sandy e responder às necessidades de todos os que foram afetados pela sua passagem.

Kevin Hickey, diretor executivo de Caridades Católicas em Camden, Nova Jersey (Estados Unidos), disse ao grupo ACI que, apesar de que há inundações e danos significativos no sul da diocese, "a principal preocupação é a costa".

"A devastação é enorme", disse, especialmente em Ocean City e Atlantic City, pois receberam um impacto direto da tormenta. Devido a que o acesso a ambas cidades é restringido, os trabalhadores de emergências não podem chegar aí e não sabem quando poderão fazê-lo.

Hickey acrescentou que Caridades Católicas tem um escritório em Atlantic City, mas está bastante seguro de que "está sob a água".

Nova Jersey é um dos vários estados que foram devastados pelo furacão Sandy, uma tormenta que afetou os Estados Unidos em 29 de outubro, varrendo o nordeste do país, matando doze pessoas e deixando ao redor de seis milhões de pessoas sem energia elétrica.

Hickey assegurou que haveria uma "tremenda necessidade" de comida, assim como de água e abrigo, nos próximos dias. Outras necessidades a longo prazo incluirão moradias temporárias para os que tiveram que ser evacuados, disse, e "isso vai ser um desafio".

Ainda não se tem uma data definitiva para o retorno da energia elétrica, particularmente em Atlantic City e Ocean City.

Os membros de Caridades Católicas têm experiência em atender a desastres, disse Hickey. A agência de Camden armou uma Equipe de Comando de Incidente antes da tormenta, para assegurar-se de que os esforços de recuperação funcionassem de forma segura e sem problemas.

O vigário geral de Camden, Monsenhor Roger McGrath, disse que estava "muito orgulhoso de nossas Caridades Católicas e de todo o trabalho que fazem".

Em toda a região, outras agências de Caridades Católicas estão trabalhando para oferecer uma ajuda similar, apesar dos obstáculos, que incluem cortes de eletricidade, inundações e dificuldades de transporte.

Na Arquidiocese de Washington D.C., Caridades Católicas manteve seus albergues para desabrigados abertos desde o dia 29 de outubro até 1º de novembro, para que todos os residentes possam permanecer dentro durante a tormenta.

De acordo à conta do Twitter da agência, aproximadamente 1,100 pessoas ficaram em seus refúgios durante a noite de 29 de outubro.

A agência indicou que está trabalhando com as paróquias em todo o estado para prover alimento e abrigo para os que foram obrigados a deixar suas casas.

Mary Ellen Ros, diretora de Serviços do Hudson Valley para Caridades Católicas em Nova Iorque, disse que os escritórios da agência no centro não têm conexão Telefônica, mas membros da equipe estão trabalhando para solucionar os danos.

O grupo está oferecendo apoio às paróquias, explicou, e acrescentou que também estão trabalhando de forma próxima tanto com o governo como com outros companheiros de socorro de desastres.

Assim como em Camden, um dos maiores problemas atuais é viajar aos lugares que foram mais afetados, tais como Staten Island, disse Ros.

Após sua avaliação inicial, Caridades Católicas poderá prover tanto alívio imediato como ajuda a longo prazo na reconstrução, assinalou.