A Pontifícia Comissão para a América Latina, prepara em Roma um congresso internacional, que no próximo mês de dezembro reunirá a cardeais, bispos, religiosos e leigos de toda a América no Vaticano.

Os organizadores esperam receber a mais de 200 participantes, incluindo 40 cardeais e bispos de todo o continente americano e numerosos superiores e superioras de comunidades religiosas.

O congresso cujo tema é "Seguindo as pegadas da Exortação Apostólica Pós-sinodal Ecclesia in America, sob a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização e Mãe da Civilização do Amor", será realizado na Sala do Sínodo do Vaticano, entre os dias 9 e 12 de dezembro.

Os organizadores querem comemorar o 15º aniversário da Exortação Apostólica Ecclesia in America, escrita pelo Beato João Paulo II e que fez um chamado à unidade da Igreja na América.

Os Cavaleiros de Colombo e o Instituto de Estudos Guadalupanos também são co-organizadores. Os dirigentes dos três organismos católicos reuniram-se ao término do Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização, e atualmente, estão trabalhando nos últimos detalhes.

O encontro será um dos primeiros grandes eventos do Ano da Fé, que inaugurou o Santo Padre no passado 11 de outubro.

Em entrevista com o grupo ACI em 5 de novembro, o Dr. Guzmán Carriquiry Lecour, Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, explicou que ao dia seguinte de terminar o Sínodo, "tivemos uma reunião com os dirigentes dos Cavaleiros do Colombo para preparar os detalhes deste congresso".

O Dr. Carriquiry referiu que se trata de uma proposta "muito exigente, mas ao mesmo tempo, uma experiência que nos parece muito fascinante, muito oportuna".

"Nós sempre recordamos que mais de 50 por cento dos católicos do mundo vivem no continente americano –percentagem que vai crescer nas próximas décadas-, portanto, que este congresso seja realizado no centro da catolicidade, com todas nossas Igrejas americanas presentes, em profunda comunhão com o Santo Padre, é para nós especialmente significativo".

Indicou que esperam retomar "uma maior comunhão e colaboração entre as Igrejas do Canadá, dos EUA, e as Igrejas da América Latina, e que ao mesmo tempo, isto seja fonte de uma renovada solidariedade entre seus povos".

"Isso foi um pouco a intenção profética de João Paulo II. Quando os muros caíram, ele disse: ‘os muros também têm que cair no continente Latino-americano, têm que pensar como uma unidade dentro da sua diversidade’, e muitos passos já foram dados no diálogo entre os bispos norte-americanos, canadenses e latino-americanos".

O funcionário vaticano assinalou que esperam contar com a presença do Cardeal Thomas Christopher Collins, de Toronto (Canadá); Cardeal Sean Patrick O’Malley, de Boston (EUA); Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, Arcebispo Emérito de Guadalajara (México); Cardeal Jesús López Rodríguez, do Santo Domingo; Cardeal Rodríguez Madariaga, da Tegucigalpa (Honduras).

"Vai ser uma reunião que vai trabalhar com dois idiomas fundamentais, o inglês e o espanhol, ainda que em alguns momentos tenhamos que dar espaço ao português e ao francês que também são próprios da nossa América".

"Queremos manifestar nossa comunhão com o Santo Padre, e manifestar também a solicitude universal com a missão de toda a Igreja. Temos muitas expectativas", concluiu.