Os diretores da campanha eleitoral do candidato republicano Mitt Romney lançaram um aviso publicitário dirigido aos católicos nos Estados Unidos sobre o mandato abortista da administração Obama no contexto das eleições presidenciais que se realizam hoje.

O aviso explica que o mandato abortista de Barack Obama "determinou que toda escola, hospital ou entidade caritativa católica incluísse serviços que muitos católicos consideram imorais".

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos exige que todos os empregadores de instituições religiosas proporcionem planos de saúde que incluam a anticoncepção, esterilização e fármacos abortivos, sem considerar a objeção de consciência dos católicos ante estas práticas.

Diante desta realidade, indica o aviso, os empregadores católicos têm "três opções": "podem pagar por estes serviços e violar suas convicções religiosas, podem pagar multas de até 100 dólares por empregado diariamente o que os levaria à quebra, ou podem deixar de fazer o bem que fazem a todos e limitá-lo somente aos católicos".

O aviso recorda ademais que a Igreja Católica nos Estados Unidos dá educação a mais de 2 milhões de crianças, "enquanto que a rede de hospitais católicos da nossa nação é uma das melhores do mundo. De fato, uma entre cada seis pessoas hospitalizadas no país é atendida em um hospital católico".

"E a Igreja Católica ainda serve os pobres com seu bom trabalho. São mais de 7 milhões de homens, mulheres e crianças que recebem comida de entidades católicas anualmente".
"É importantíssimo que votemos por um candidato que proteja estas instituições religiosas", disse ainda o material difundido pela campanha Romney.

O tema da liberdade religiosa é um assunto crucial nesta campanha eleitoral. Numerosos bispos em todo o país recordaram os fiéis da importância do voto e da importância de sua assistência nestas eleições, pois nos EUA o voto não é obrigatório.

O mandato abortista da administração Obama gerou ainda dezenas de processos legais contra a polêmica medida envolvendo mais de 100 instituições em todo o território norte-americano que estão processando a presidência norte-americana pela norma, um fato inédito na história do país.