O Papa Bento XVI saudou o novo líder dos coptos ortodoxos no Egito e Patriarca de Alexandria da sede de São Marcos, Anba Tawadros, quem foi eleito ontem no Cairo, sucedendo a Shenouda III, que faleceu em março à idade de 88 anos.

O Santo Padre saudou o novo Patriarca copto ortodoxo no Egito que foi eleito entre três pessoas cujos nomes foram colocados em uma urna para que um menino com os olhos vendados tirasse o nome do novo líder. Isso ocorreu na Catedral de São Marcos no Cairo.

Antes da eleição, um grupo de 2 500 pessoas, formado por sacerdotes e leigos, realizou o processo de seleção para escolher os três possíveis candidatos.

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano desde o Cairo, o Bispo copto ortodoxo de São Jorge (Roma), Dom Barnaba El-Soryany, explicou que ao deixar a eleição final em mãos, estes cristãos atribuem o resultado à guia do Espírito Santo. Por isso, "estamos todos emocionados por esta eleição de Deus", concluiu.

Depois da eleição, Bento XVI assinala em uma mensagem divulgada hoje que eleva suas orações pelos coptos ortodoxos e confia que, como o predecessor Shenouda III, o novo líder seja "um genuíno padre espiritual para sua gente e um efetivo companheiro para todos seus concidadãos para construir um Egito novo em paz e harmonia, servindo ao bem comum de todo o Oriente Médio".

"Nestes tempos desafiantes é importante para todos os cristãos dar testemunho do amor e da irmandade que os une, conscientes da oração oferecida pelo Nosso Senhor na Última Ceia: que todos sejam um para que o mundo creia".

Logo depois de agradecer a Deus pelos laços entre os católicos e os coptos ortodoxos, o Santo Padre expressou seu desejo de que "nossa contínua amizade e o diálogo, guiados pelo Espírito Santo, deem fruto em uma solidariedade mais próxima e uma reconciliação duradoura".