O Bispo de Caacupé e Presidente da Conferência Episcopal Paraguaia, Dom. Claudio Giménez, lembrou que o único e verdadeiro fundamento do celibato, especialmente no Novo Testamento, é o testemunho que nos dá o Senhor com sua própria vida.

O Prelado fez estas declarações aos fiéis que fiéis participaram da  Missa dominical no Santuário Nacional da Virgem dos Milagres.

Esclareceu que queria aproveitar à imprensa para não deixar passar a oportunidade de colaborar com "um grãozinho de areia" na discussão em torno do tema do celibato e afirmou que "Jesus é o único e verdadeiro sacerdote e como tal nos apresenta como um ideal de vida sacerdotal. Assim gostaríamos de ser, como Ele; tendemos para esse ideal tão grande, tão excelso que nós seguimos livremente; do contrário não vale”.

"Se eu me tornar sacerdote aceitando o celibato forçadamente, cedo ou tarde algo irá mal", ressaltou o Prelado.

Do mesmo modo, assinalou que o celibato é uma opção de vida válida que se faz aceitando a norma na Igreja do Ocidente. "Jesus Cristo é esse fundamento bíblico. Se alguém quer seguir procurando outra coisa, acredito que pode perder bastante  tempo. Aspiramos a ser como Ele, viver nosso sacerdócio como Ele e assim colaborar com Ele na construção de seu reino" concluiu de maneira cortante o Bispo de Caacupé.