A secretária geral do Cáritas Cuba, Maritza Sánchez, assinalou que levará anos a recuperação total do oriente da ilha destruído pelo Furacão Sandy na quinta-feira passada, e indicou que apesar da adversidade, a Igreja continua fazendo tudo o que pode para levar alívio e esperança aos milhares de danificados.

Em comunicação com o grupo ACI, Sánchez explicou nesta terça-feira que "a situação continua sendo muito difícil, sobretudo na cidade de Santiago de Cuba porque o dano foi muito profundo. O furacão praticamente devastou a cidade e todos seus municípios. Também parte dos municípios do Guantánamo e mais ou menos sete municípios da província de Holguín".

A representante do Cáritas assinalou que além de uma alta percentagem de casas danificadas, também resultaram afetadas as plantações de café, banana, entre outras, assim como as comunicações, o serviço elétrico, indústrias e infraestruturas. "O exército está intervindo, tentando limpar as ruas de muitos escombros (…). vai demorar tempo para que se possa recuperar apesar do esforço. Recuperar-se de tudo levará anos", expressou.

Maritza Sánchez disse que também resultaram danificados "90 por cento dos templos da Arquidiocese de Santiago de Cuba, assim como casas de religiosas e sacerdotes".

"Nós desde o Cáritas estamos tentando ajudar, mas a verdade que o estrago vai mais além das nossas forças. Mas desde a Igreja sempre temos que fazer tudo o que for possível para tentar aliviar o sofrimento e dar esperança às pessoas e esse é o objetivo de nossa intervenção agora", afirmou ao grupo ACI.

Nesse sentido, disse que embora o protagonista principal no processo de assistência seja o Estado, a Igreja está atuando até onde pode e por isso busca "obter uma colaboração oficial com as estruturas do Estado para poder ampliar nossa ação".

"Ou seja, precisamos que nos autorizem a importar, que possamos entrar em um trabalho conjunto com as estruturas do Estado a diferentes níveis para ter um alcance maior e procurar também sustentabilidade nas nossas intervenções, mas isso ainda estamos tentando conseguir", explicou.

Sobre os sacerdotes, Sánchez disse que cada um está identificando "quais são as famílias mais afetadas e é através deles que estamos levando ajuda com mantimentos e água. Em alguns destes lugares se organizaram cozinhas muito precárias para atender os casos mais críticos". Além disso, a Pastoral Juvenil está ajudando a levantar escombros.

A secretária geral do Cáritas Cuba disse que já receberam ajuda financeira dos Estados Unidos e da Suíça, além de um oferecimento da Alemanha. Indicou que este apoio está sendo usado para "fazer compras dentro do país e poder ajudar".

O Furacão Sandy ocasionou na quinta-feira onze mortos em Cuba, enquanto que nos Estados Unidos faleceram ao menos 26 pessoas durante a sua passagem na segunda-feira.