Depois dos casos de mortes por desnutrição entre crianças indígenas a Funasa (Fundação Nacional da Saúde) convidou os agentes da Pastoral da Criança para reforçar o trabalho no combate à desnutrição na área de Dourados, a mais populosa das reservas guarani-caiová do sul de Mato Grosso do Sul.

"Nós fizemos o convite para a Pastoral. Estamos interessados na experiência deles com a multimistura e o treinamento dos agentes comunitários", disse o coordenador da Funasa em MS, Gaspar Hickman ao jornal da Folha.

Segundo Gaspar, entre 2001 e 2002, a Pastoral da Criança já ajudava na produção da multimistura em uma máquina doada por uma empresa local à comunidade indígena de Dourados, mas, posteriormente, o trabalho foi interrompido por falta de condições técnicas. A multimistura é um composto natural que fornece à criança altas doses de vitaminas e minerais, ajudando no combate à desnutrição.

A formação de agentes para trabalhar na área indígena  já teve início neste final de semana. "Afora as dificuldades pelo idioma, acredito que o trabalho será muito semelhante ao que já fazemos nas periferias pobres das cidades, basicamente na atenção às gestantes e crianças até seis anos de idade", afirma Maria Madalena Simão, agente da Pastoral há quinze anos.

A  higiene é um dos aspectos mais tratados com os índios, diz a agente, "o mais comum é a falta de higiene, então, com bastante tato e depois de muita intimidade com a família, o agente aconselha, por exemplo, a trocar sempre a roupa da criança, tomar cuidado ao lavar as roupas, não usar açúcar demais nos alimentos, não desperdiçar alimentos."