Com uma Missa na Basílica de São Marcos em Veneza (Itália) os fiéis recordam hoje o centenário do nascimento de João Paulo I, atualmente em processo de beatificação e conhecido como "o Papa do sorriso".

Albino Luciani, nome de Batismo de João Paulo I, nasceu em 17 de outubro de 1912. Foi Patriarca de Veneza entre 1969 e 1978. Eleito pelos cardeais para suceder o Papa Paulo VI, foi Pontífice durante 33 dias, entre 26 de agosto e 28 de setembro de 1978.

A Missa em Veneza será celebrada a partir das 18:00h e será presidida pelo Patriarca Francesco Moraglia, acompanhado pelos bispos da região.

Seguirá logo, às 20:30h um concerto de música sacra oferecido pela Procuradoria da basílica de São Marcos, o Instituto Polonês de Roma e a Fundação Capella Cracoviensis de Cracovia. Nos intervalos serão lidos textos de João Paulo I.

O programa do concerto está dedicado a dois dos maiores representantes da escola veneziana do século XVII: Giovanni Gabrieli compositor, organista e maestro da capela da basílica de São Marcos, cujo 400º aniversário de falecimento (1612) também será recordado na ocasião e Mikolak Zielenski, compositor, organista e maestro de capela ligado à Colegiata de Lowicz.