Ao recordar nesta quarta-feira 31 de outubro os 500 anos da inauguração da abóbada da Capela Sistina no Vaticano, pintada por Michalangelo entre 1508 e 1512, o Papa Bento XVI presidirá a reza das vésperas da Solenidade de Todos os Santos.

O Santo Padre recordará assim que no dia 31 de outubro de 1512, o Papa Julio II também presidiu a oração das vésperas logo depois de ter encarregado a pintura da abóbada ao famoso pintor Michalangelo Buonarroti. O afresco pintado pelo mestre do Renascimento italiano tem uma área de 1100 metros quadrados e constitui um dos maiores atrativos dos Museus Vaticanos por sua extraordinária beleza.

A oração das Vésperas da Solenidade de Todos os Santos que a Igreja recorda no dia 1 de novembro, terá início na Capela Sistina às 18:00h, à mesma hora que foi rezada 500 anos atrás.

A Capela Sistina recebe anualmente 5 milhões de pessoas, o que resulta uma média de aproximadamente 30 mil pessoas por dia. Por essa razão é possível que o Vaticano ponha um limite menor de visitantes.

Em declarações ao jornal italiano La Repubblica, o diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, assinalou que "se não atuarem imediatamente e se instala um novo climatizador”, os museus serão obrigados a “reduzir as visitas para poder preservar esse enorme patrimônio artístico"

Por isso, o Vaticano, assinala o jornal espanhol El Mundo, encarregou a uma companhia especializada em sistemas de climatização uma instalação especial destinada a proteger a Capela Sistina, que além dos afrescos de Michelangelo inclui os de outros grandes mestres do Renascimento, como Botticelli e Perugino.

Isto porque o sistema atual de climatização, instalado há 20 anos depois da última restauração à qual foi submetida a Capela Sistina, já não é suficiente para preservá-la. O novo climatizador poderia estar instalado no princípio do próximo ano.