A Reunião da Nação Cubana pela Democracia lamentou a morte de onze cubanos durante a passagem do furacão Sandy e informou que reunirá "meios para ajudar aos danificados" nas províncias orientais e "reconstruir a Igreja de Santa Teresinha, onde está o Padre José Conrado em Santiago de Cuba".

 

"Os dissidentes e amigos que queiram cooperar podem fazê-lo através dos membros da Reunião da Nação Cubana nas diferentes províncias", informou no seu site.

 

Do mesmo modo, expressou que "seria um gesto de bondade por parte da oposição interna, oferecer missas nos diferentes municípios, pelo descanso em paz dos falecidos durante o evento meteorológico, na próxima sexta-feira 2 de novembro, Dia dos Fiéis Defuntos".

 

Por sua parte, a Rede Cubana dos Comunicadores Comunitários informou desde Santiago de Cuba que entre os edifícios danificados está "o segundo andar do presídio de Mar Verde e que os detentos foram transladados para Boniato e Ciudamar".

 

"Nós orientamos a que cada dissidente e amigos ponham em suas casas cofrinhos para recolher recursos, e entregaremos uma parte dos mesmos à Igreja Católica para a reconstrução da paróquia que ficou destruída", informaram.

 

Por sua parte, a líder dissidente Martha Beatriz Roque, informou em 27 de outubro ao grupo ACI que o Pe. Conrado está bem e que se reuniu com o Arcebispo de Santiago de Cuba, Dom Dionisio García para ver o apoio aos danificados.

 

"Necessitam toda a ajuda possível. O Padre Julio da minha paróquia São João Bosco, saiu hoje (sábado) de madrugada para levar comida aos salesianos de Santiago", acrescentou.

 

O Movimento Cristão Liberação também está atendendo aos chamados à solidariedade com o oriente de Cuba.

 

"Neste momento nossos irmãos em Santiago e em outros lugares de Cuba necessitam da solidariedade de todo o mundo, os cubanos precisam ser a vanguarda dessa solidariedade. De povo a povo, de irmão a irmão, de cubano a cubano, ponhamo-la em prática", expressou na sua página do Facebook.

 

A Rede Cubana dos Comunicadores Comunitários indicou que as pessoas ou instituições que desejem colaborar desde o exterior, podem comunicar-se com a Fundação Mães, Família e Futuro nos números 7955130 e 58131650, com a diretora Ivis María Rodríguez González, em Guanabacoa, Havana.