O Bispo de Bilbao e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom. Ricardo Blázquez Pérez, assegurou que a mudança de pessoas nos cargos diretores do órgão episcopal não significa uma alteração da doutrina porque “nosso programa está em Jesus Cristo”.

"Mudam algumas pessoas, mas o programa é o que nós recebemos do Senhor", declarou Dom. Blázquez. "Nosso programa está em Jesus Cristo e o que nós queremos transmitir é a palavra, as atitudes, a conduta, a pessoa, a morte e a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo”, acrescentou.

Em sua primeira apresentação após sua nomeação como presidente da CEE na semana passada, Dom. Blázquez Pérez reiterou sua confiança em que "não haja dificuldades para desenvolver este serviço" e recordou que quando foi designado Bispo de Bilbao em 1995 "em algum momento se suscitaram" polêmicas "que depois, por outra parte, muito em breve se apaziguaram e, uma vez que eu cheguei aqui, não houve já manifestações contrárias".

O novo presidente reiterou a exigência de que desapareça, "definitivamente, o terrorismo que tanto nos afligiu", expressou sua "proximidade e defesa às vítimas, aos ameaçados e a quantos sofreram e continuam sofrendo por causa do terrorismo" e pediu que as vítimas sejam "respeitadas, acompanhadas e ajudadas com solidariedade".

Ao referir-se à sociedade basca, Dom. Blázquez Pérez desejou que "encontre definitivamente a superação da violência terrorista, a segurança para todos e o trabalho conjunto e esperançado para que a esperança brote e se fortaleça em cada um de nós e na sociedade inteira".

Política, imigrantes e jovens

Ao abordar as relações entre a Igreja e a comunidade política, o Prelado recordou a necessária independência e autonomia entre uma e outra, por isso considerou que "cumpriremos melhor nosso serviço ao bem pessoal e social do homem, quando mais sã e melhor seja a colaboração” entre ambas.

"A missão que Cristo confiou à sua Igreja é de ordem religiosa e não de ordem política e, desde esta perspectiva religiosa, confiamos que derivam luzes e energias para ajudar a comunidade humana", acrescentou.

Nesta linha, o Bispo de Bilbao apostou por estabelecer uma comissão de diálogo para abordar diversos assuntos, como o financiamento da Igreja, em tom de "cordialidade" porque, afirmou, "a forma de resolver os possíveis problemas é nos dizendo as coisas e procurando sinceramente a solução".

Mais adiante, o Bispo assinalou que um dos principais desafios para a Igreja é o da imigração, reiterando a vontade eclesiástica de acolher os imigrantes e "se forem cristãos acolhendo-os em nossas comunidades e a todos respeitando-os em sua própria religião".

Sobre as últimas sondagens realizadas pela Fundação BBVA que refletem uma atitude generalizada de desconfiança dos jovens universitários espanhóis para a Igreja, Dom. Blázquez afirmou que eles significam também um "desafio" e afirmou que a Igreja “é o lar de todos, também dos jovens”.