Finalizando sua visita ao Rio de Janeiro, a comitiva do Vaticano visitou todos os locais que já haviam sido propostos pela organização da JMJ Rio2013 e afirmou que todos estes atendem as expectativas e necessidades para realização do encontro dos jovens com o Papa, a ser realizado em julho do próximo ano na Cidade Maravilhosa.
 
Foram feitas observações de natureza técnica, com o objetivo de otimizar o espaço em vista da liturgia e do protocolo. Durante todos esses dias da visita, participaram de todos os momentos representantes dos governos municipal, estadual e federal: Cristiano Jardim, Luiz Carlos Pugialli e Diogo Santana, respectivamente. Em clima de grande colaboração, eles trataram de todas as questões que envolvem o poder público com a comitiva pontifícia e a organização da JMJ Rio2013.
 
Entretanto, o local para os atos finais da JMJ Rio2013 (vigília e missa), segue em estudo. Inicialmente foi escolhida a Base Aérea de Santa Cruz na Zona Oeste da cidade.
 
Neste sábado, 27, o grupo que cuida das viagens papais comparecerá à abertura oficial do Ano da Fé no Regional Leste I da CNBB, evento que terá início com uma Santa Missa, às 9h, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, celebrada pelo presidente do Regional e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, junto dos bispos das arquidioceses e dioceses que compõem o Regional: arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói, dioceses de Caxias, Nova Iguaçu, Barra do Piraí-Volta Redonda, Valença, Itaguaí, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos e Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Os bispos estarão reunidos em assembleia pastoral, com representantes das comissões pastorais que compõem o regional e coordenadores do setor juventude. A temática deste ano será a evangelização da juventude no estado do Rio de Janeiro e a Jornada Mundial da Juventude.

Na tarde do sábado, a agenda da comitiva inclui uma reunião com a presidência do COL e representantes da administração pública. Em seguida a comitiva regressa a Roma para seguir trabalhando na próxima viagem de Bento XVI ao Brasil e possivelmente a outros países da América. Panamá, Colombia e Chile estão na lista de possibilidades do Papa.