O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, já se encontra no Rio de Janeiro acompanhando a comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre, o Papa Bento XVI, composta por três pessoas do Vaticano, lideradas por Alberto Gasbarri. A agenda de hoje prevê uma série de visitas aos locais da JMJ e outros lugares no Rio de Janeiro que poderiam albergar a missa de encerramento do evento, caso seja escolhido um local alternativo à Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.

Ontem, os integrantes do grupo vindo de Roma foram acolhidos pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, no Palácio São Joaquim, nesta quarta-feira onde puderam ter uma reunião com o arcebispo e membros do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, além de visitar o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Em um clima de grande entusiamo, Gasbarri transmitiu uma saudação especial do Sumo Pontífice, agradecendo e motivando o trabalho desenvolvido, até o momento, na organização da JMJ Rio2013. A visita, prevista há cerca de cinco meses, tem por finalidade conhecer melhor a cidade que sedirá a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho de 2013, que reunirá milhões de jovens do mundo inteiro.

Ainda esta semana, rumores causados por certos meios de imprensa que informaram errôneamente que a base aérea de Santa Cruz havia sido definitivamente “vetada” para ser o cenário da missa final da Jornada, foram desmentidos na quarta-feira, 24, através de fontes da assessoria de imprensa da JMJ e da Arquidiocese do Rio em contato telefônico com a ACI Digital.

“A mudança será avaliada pela comitiva vaticana e informada no seu devido momento. Até agora a base não foi descartada”, informaram em exclusiva fontes da Arquidiocese carioca.