Foi lançado, na noite da última terça-feira, 23, no Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o canal Pré-Jornada, que passa a integrar o site oficial da JMJ Rio2013. A partir da parceria de ação catequética entre a JMJ Rio2013, o Programa Nacional Caixa de Ferramentas (PNCF) e as mídias sociais da Arquidiocese do Rio.

O Projeto tem por objetivo mostrar a preparação dos jovens de várias regiões para a JMJ Rio2013, com a veiculação de textos e material audiovisual produzidos por eles mesmos.

Segundo o diretor executivo do Setor Pré-Jornada da JMJ Rio2013, padre Jefferson Gonçalves de Araújo, o canal foi criado para dar visibilidade a tudo aquilo que os jovens estão produzindo fora da cidade do Rio de Janeiro.

“Há um grande envolvimento nacional por parte das dioceses, das pastorais e das novas comunidades, onde vão surgindo eventos sinalizando a Jornada. Como o nosso Brasil tem dimensões continentais, a gente não consegue ter noção do que está acontecendo com essa preparação nacional. Sem contar que nós vivemos também um movimento muito bonito da parte internacional. Então, para não correr o risco de ficarmos distantes de toda essa beleza plural de preparação, o canal Pré-Jornada vem para suprir esse espaço de comunicação e visibilidade”, explicou Pe. Jefferson.

Dentro do canal, há duas seções: uma intitulada “Rumo a JMJ”, que dá visibilidade à preparação para a JMJ nas dioceses, e outra chamada “Semana Missionária”, que mostra como as dioceses vão viver a experiência missionária na semana anterior à JMJ Rio2013, evidenciando a integração entre os brasileiros locais e os jovens estrangeiros, que chegarão neste período.

De acordo com padre Jefferson, dentro da proposta do canal, além de receber conteúdos de jovens de várias partes do Brasil, há a necessidade de envolver a todos, em realidades diferentes, e, para isso, foi preciso a realização de parcerias.

“É uma preocupação constante de como fazer para que mais e mais pessoas entendam e vivam a proposta da Jornada. Foi daí que surgiu o desejo de fazer parceria com o Programa Nacional Caixa de Ferramentas, que é uma proposta muito interessante dentro do âmbito de tecnologias e mídias sociais. Nós estamos abertos a receber cada vez mais reforço. O que nós queremos é esperar a participação e o envolvimento de todos, e ali somar forças para que cada vez mais pessoas sejam envolvidas”, frisou.

O Programa Nacional Caixa de Ferramentas, parte integrante da ação social da JMJ, oferece às Dioceses um programa de atividades em caráter intensivo e formativo, visando auxiliar na motivação da juventude e demais setores afins. As ações de impacto religioso, social e educacional encontrarão seu suporte nas novas linguagens juvenis: as redes de entretenimento virtual. Com o lançamento do PNCF, teve início também as inciativas “Gincana JMJ” e “Formação Jovem”, duas atividades que visam promover a interação entre família, Igreja e sociedade.

Para saber mais sobre o PNCF pode ser acessado em www.caixadeferramentas.org.br

Os conteúdos (vídeos, fotos e notícias) devem ser enviados para o e-mail canalprejornada@rio2013.com

Confira o canal pré-jornada em: www.rio2013.com/pt