A Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX - lefebvristas) decidiu expulsar ao controvertido bispo britânico Richard Williamson, conhecido por negar o holocausto judeu, depois de sua reiterada falta de respeito e desobediência a seus "superiores legítimos" nessa organização.

Em um comunicado emitido ontem 24 de outubro pela Casa Geral da Fraternidade São Pio X se informou que Williamson "foi declarado excluído da FSSPX por decisão do Superior Geral e do Conselho, em 4 de outubro de 2012".

A medida se realizou depois do distanciamento de Williamson "da direção e do governo da FSSPX há vários anos, e negando-se a manifestar o respeito e a obediência devidos a seus superiores legítimos".

"Um último prazo lhe tinha sido concedido para conformar-se ao disposto, ao término do qual anunciou a difusão de uma ‘carta aberta’ pedindo ao Superior Geral que renunciasse", explica a mensagem.

A "dolorosa decisão", de acordo ao comunicado, "fez-se necessária em atenção ao bem comum da Fraternidade São Pio X e de seu bom governo".

Williamson, um dos bispos excomungados em 1988 depois de serem ordenados por Dom Marcel Lefebvre sem a autorização do Papa, criticou duramente a FSSPX por sua aproximação à Igreja Católica.

O Papa Bento XVI, em um gesto magnânimo, levantou a excomunhão que pesava sobre os quatro bispos em 2009, entre eles Williamson e o atual Superior Geral da FSSPX, Dom Bernard Fellay.