José Raúl González Lara, suposto filho do fundador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, enfrenta um julgamento por extorsão, foi preso no México, mas saiu logo depois de pagar uma fiança.

Na terça-feira 23 de outubro González Lara saiu de uma penitenciária da cidade de Cuernavaca, Estado de Morelos, aonde foi conduzido após ser detido pelas autoridades locais devido a uma acusação feita contra ele pelo sacerdote legionário Carlos Skertchly Molina.

A situação jurídica do acusado será resolvida hoje por um tribunal local de Cuernavaca, pela demanda apresentada contra ele em janeiro de 2012.

Em janeiro de 2010 e depois de uma reunião com González Lara, os legionários de Cristo fizeram pública uma carta que o Padre Skertchly escreveu-lhes, na qual informava que o suposto filho de Maciel pedia 26 milhões de dólares em troca de seu silêncio.

O sacerdote disse a González que "desejamos compreender sua situação, tratar de colocar à luz aspectos ainda escuros que enfrentamos, buscar a verdade, sair ao encontro das pessoas, mas não podemos de jeito nenhum ceder ante o pedido de pagar dinheiro em troca de silêncio".

"Embora entendamos toda a dor e sofrimento que nos relataste, e deploramos o mal que possa seguir do escândalo, não acolheremos nunca pedidos deste gênero, que ademais são ilícitos. Preferimos buscar e enfrentar a verdade por dolorosa que seja", acrescentava.