Nesta quarta-feira, 24 de outubro, uma Comitiva do Vaticano chega ao Rio de Janeiro para visitar os locais dos eventos da JMJ Rio2013, especialmente aqueles que contarão com a presença do Papa.

Segundo informou a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o responsável pelas viagens do Santo Padre, Alberto Gasbarri, analisará uma nova proposta para o local de encerramento da jornada, escolhendo uma alternativa à Base Aérea de Santa Cruz devido a dificuldades logísticas.

A comitiva que cuida das viagens papais já teve uma reunião na sede da Arquidiocese do Rio hoje e estará completa amanhã, contando com a presença de Paolo Corvini e Stefania Izzo. O núncio apostólico no Brasil Dom Giovanni d’Aniello também acompanhará o grupo vindo de Roma no seu trajeto pela cidade, informaram fontes da Arquidiocese do Rio a ACI Digital.

O Comitê Organizador Local, cujo presidente é o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, publicou uma nota oficial afirmando que a possível mudança do lugar do evento final da JMJ poderia resultar melhor para a Jornada e seus peregrinos.

“A nova localização continuará sendo na Zona Oeste na cidade. O secretário executivo da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Portella, garante que estão sendo verificadas as alternativas”, afirma a nota do COL.

"Com alegria e esperança, continuamos a construção da JMJ", afirma Mons. Portella no comunicado.

Segundo fontes da Assessoria de Imprensa da próxima Jornada Mundial da Juventude no Brasil, a razão da possível mudança deu-se por um tema de dificuldades logísticas.

Segundo declarações à imprensa da assessoria do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a realização do evento na Base Aérea está sendo reavaliada em função das dificuldades de deslocamento de equipamentos, como as aeronaves, do local. Entretanto a base aérea de Santa Cruz não foi completamente descartada como o cenário da missa de encerramento.