No final da sua catequese desta quarta-feira, 24 de outubro, o Papa Bento XVI anunciou um Consistório para a criação de seis novos Cardeais, que será realizado no dia 24 de novembro, vigília da solenidade de Cristo Rei.

Os novos cardeais segundo a informação divulgada pelo Vatican Information Service são: Dom James Michael Harvey, Prefeito da Casa Pontifícia, que Bento XVI nomeará Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros; Sua Beatitude Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas (Líbano); Sua Beatitude Baselios Cleemis Thottunkal, Arcebispo-Mor de Trivandrum dos Sírios-Malancareses (Índia); Dom John Olorunfemi Onaiyekan, Arcebispo de Abuja (Nigéria); Dom Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá (Colômbia); e Dom Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila (Filipinas).

“Os Cardeais -disse o Papa na audiência de hoje na Praça de S. Pedro- têm a tarefa de ajudar o Sucessor de Pedro no desempenho do seu Ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento na unidade e da comunhão da Igreja. Convido todos a rezarem pelos novos eleitos, pedindo a materna intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, para que saibam amar com coragem e dedicação Cristo e sua Igreja”.

Após o consistório de Novembro o Colégio Cardenalício contará com 91 cardeais que superaram a idade de 80 anos (limite no qual deixam de ser eleitores no seguinte conclave em que participem), junto a 120 cardeais com menos de 80 anos de idade, chegando a um total de 211 purpurados.

Entre os membros do Colégio a maioria (125 cardeais) foi criada por João Paulo II, 84 deles pelo Papa Bento XVI e 2 no pontificado de Paulo VI.