Mais de cem mil jovens participaram no sábado, 20 de outubro, da 22º Peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes no Chile.

Conforme assinala a notícia publicada no site da Conferência Episcopal do Chile, a Missa final deste grande evento nacional foi presidida pelo Arcebispo de Santiago e Presidente do Episcopado, Dom Ricardo Ezzati.

Em sua homilia, o Prelado disse aos jovens que "devem sentir-se orgulhosos de ser cristãos, para que esta Igreja seja a que Cristo quer; Ele dá sentido profundo e verdadeiro ao caminhar do homem. Sejamos um povo de coração aberto, que só cresce se o faz junto a outros e onde o desenvolvimento tenha rosto humano".

Do mesmo modo, os convidou a viver a fé em comunidade neste tempo de Missão Jovem, "é a única forma de conservá-la e fortalecê-la".

Na oportunidade também, apresentou-se a Cruz do Chile que começará a percorrer a Arquidiocese de Santiago, sendo signo visível da presença de Jesus na cidade.

O Vigário da Esperança Jovem, Padre Francisco Llanca, comentou que esta peregrinação o comove e o enche de alegria: "este é um sinal de que os jovens estão com Cristo e com a Igreja, que temos que levar mais a sério a Missão Jovem, nos aproximar deles, escutá-los e acompanhá-los, ele têm fé e são o futuro."

Entre as diferentes motivações dos jovens que caminharam 27 quilômetros, entre a costa de Chacabuco e o Santuário, estiveram: "caminho pelos meus estudos", "pela melhora do meu pai", "porque quero entrar na universidade", "quero que o Chile seja um país mais justo", "pelos mapuches" e "para demonstrar que sim acredito em Deus".