O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou hoje que a anunciada delegação de representantes do Vaticano e do Sínodo dos Bispos que o Papa Bento XVI decidiu enviar a Síria, ainda está em estudo e em preparação.

Em uma breve declaração divulgada hoje, o sacerdote jesuíta explicou que esta delegação partirá "apenas seja possível para assim responder eficazmente às finalidades propostas de solidariedade, paz e reconciliação, ante os acontecimentos gravíssimos ocorridos recentemente na região".

O Pe. Lombardi se referiu assim à delegação que o Santo Padre quer enviar a Síria, anunciada no último dia 16 de outubro pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

"Convencidos de que a única solução da crise não pode ser mais que política e pensando no imenso sofrimento da população, no destino dos refugiados e no futuro de dita nação, alguns de nós sugerimos que nossa assembleia sinodal expresse sua solidariedade", assinalou o Cardeal naquela oportunidade.

A delegação está formada pelos padres sinodais: Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso; Cardeal Laurent Mosengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa; Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo de Nova Iorque; Dom Fabio Suescun Mutis, Bispo Ordinário Militar da Colômbia; Dom Joseph Nguyen Nang, Bispo de Phat Diem.

Também se inclui a presença de Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado; e Monsenhor Alberto Ortega, oficial da Secretaria de Estado.