O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, expressou a "mais firme condena" do Vaticano ao atentado terrorista ocorrido hoje em Beirutee (Líbano) no qual morreram ao menos 8 pessoas e outras 80 resultaram feridas.

Entre os feridos há quatro crianças que estavam em um bairro cristão de Beirutee, segundo informações da Defesa Civil. A explosão, produzida perto da popular praça Sassine na capital libanesa, ocorreu às 2:50 p.m. de hoje (hora local) e foi provocada por um carro bomba, o primeiro que explode na capital libanesa desde ano 2008.

O atentado ocorreu entre a sede da coalizão opositora 14 de Março, liderada por Saad Hariri, filho do ex-primeiro ministro Rafik Hariri assassinado em 2005, e a sede da Falange Libanesa, um partido cristão de oposição. A explosão ocorreu quando escolares saíam do colégio e os trabalhadores deixavam seus centros de trabalhos.

Sobre o covarde ato terrorista, o Padre Lombardi disse que "o atentado ocorrido em Beirute merece a mais firme condena, pela absurda violência homicida que se manifesta e porque é contrária aos esforços e ao empenho por conservar uma convivência pacífica no Líbano".

"O Líbano em vez disso, como repetiu muitas vezes o Santo Padre Bento XVI, está chamado a ser um mensageiro de paz e esperança para os que o habitam e para toda esta região", acrescentou.

Finalmente a declaração do Vaticano assinala que "enquanto se participa com compaixão na dor pela morte e as feridas de tantas pessoas, fazemos votos para que este horrível acontecimento não seja ocasião para uma ulterior difusão da violência".

Em sua recente e histórica viagem ao Líbano realizada em setembro, o Pontífice expressou seu desejo desta nação "fortaleça a comunhão entre todos seus habitantes, qualquer que seja sua comunidade ou sua religião, rejeitando resolutamente tudo o que possa levar à desunião e optando com determinação pela fraternidade".