No segundo aniversário do histórico resgate de 33 mineiros soterrados em uma mina chilena, o líder do grupo, o topógrafo Luis Urzúa Iribarren, participou da Missa de inauguração do Ano da Fé no Vaticano e agradeceu ao Papa Bento XVI por havê-los acompanhado com suas orações.

Urzúa Iribarren, de 54 anos, era o chefe da equipe no momento do desmoronamento na mina São José da Atacama e foi último a sair à superfície no resgate que começou no dia 11 de outubro de 2010 e terminou dois dias depois.

O mineiro peregrinou até Roma para participar da Missa de inauguração do Ano da Fé e agradecer ao Papa Bento XVI seu acompanhamento durante os 70 dias que o grupo permaneceu a 700 metros abaixo da terra.

Em uma entrevista concedida ao ACI/EWTN Notícias, Urzúa assegurou que sem a ajuda da fé, nunca teria conseguido sobreviver. “Sem a fé, não teríamos passado esta dura prova”, afirmou.

“Com esta visita quis lhe dar graças ao Papa por seu afeto, e ser embaixador da fé no mundo inteiro, que é o mais importante. O Santo Padre o pede, e temos que pôr todos nosso granito de areia”, acrescentou.

Durante a cerimônia de abertura do Ano da Fé, celebrada no dia 11 de outubro na Praça de São Pedro do Vaticano, Urzúa junto a uma delegação de representantes de trabalhadores do mundo inteiro, recebeu do Papa uma cópia dos documentos do Concílio Vaticano II, que cumprem 50 anos.

Além disso, durante sua visita, o topógrafo entregou ao Santo Padre uma carta e uma foto assinada por cada um dos 33 mineiros, quem, conforme explicou, encomendaram-se a Deus desde o primeiro momento do acidente.

Bento XVI os alentou então a manter a serenidade enquanto chegava o resgate, e os convidou a acolher a Palavra de Cristo para crescer em fé. Além disso, o Santo Padre, também enviou aos mineiros, 33 rosários abençoados, para acompanhá-los e alentá-los em sua devoção à Virgem da Candelaria e a São Lourenco, patrono dos mineiros.

Urzúa recorda que mais de 1.2 milhões de pessoas presenciaram seu resgate, mas explica que quer ajudar a resgatar o mundo animando todos a viverem o Ano da Fé, que se estenderá até o dia 24 de novembro de 2013.

Para viver este período que o Papa nos marca, “será preciso dar testemunho das grandezas de Deus, dar testemunho de como fomos resgatados. Sobre tudo nestes tempos, onde a fé escasseia e terá que avivá-la com o coração e com a alma”, concluiu.

Os 33 mineiros permaneceram soterrados na jazida mineira São José de Atacama, logo depois de um desmoronamento ocorrido no dia 5 de agosto de 2010. Graças a uma impecável operação de resgate que incluiu trabalhos de perfuração e a construção de uma cápsula para extrai-los um por um, puderam abandonar a mina entre os dias 11 e 13 de outubro do mesmo ano.