O Padre Benjamim Clariond, porta-voz dos Legionários de Cristo em Roma, esclareceu que o Padre Álvaro Corcuera segue sendo o Diretor Geral da congregação porque não renunciou ao cargo e que o Padre Sylvester Heereman foi designado para assumir suas funções até o próximo capítulo geral.

Em diálogo telefônico com o grupo ACI na sexta-feira passada (12 de outubro), o sacerdote explicou que "o Padre Corcuera é hoje o Diretor Geral" e esclareceu ainda que o Cardeal Velasio de Paolis decidiu dar um período sabático ao Diretor da Congregação solicitado pelo próprio Pe. Corcuera.

Até que se realize o seguinte capítulo geral e a partir de hoje, segunda-feira 15 de outubro, assumirá as funções de diretor o atual Vigário Geral da Legião de Cristo, o Padre Sylvester Heereman.

O porta-voz explicou que para nomear um novo Diretor deve realizar-se um capítulo geral no qual "representantes de toda a congregação se reúnem e escolhem".

"Nós teremos o capítulo geral no final de 2013 ou início de 2014", recordou o porta-voz dos legionários quem precisou que o Padre Corcuera entrará no próximo capítulo “como Diretor Geral, e ali será escolhido aquele que os padres capitulares considerarem conveniente para guiar a congregação".