Nem o mal tempo nem a chuva espantaram os jovens adoradores que marcaram presença na noite desta sexta-feira, 12, na Igreja de Sant'Ana, centro do Rio de Janeiro, em mais uma edição da vigília de jovens adoradores pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

No dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, os jovens foram motivados pelas palavras do vigário episcopal para a Vida Consagrada na Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Roberto Lopes, e permaneceram diante de Jesus Sacramentado até a manhã deste sábado .

Em sua homilia, Dom Roberto lembrou do tempo de festividade que a Igreja vive com a abertura do Ano da Fé e a comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e dos 20 anos do Catecismo da Igreja. Ele animou a todos os jovens a serem obedientes ao apelo do papa de estudarem esses documentos para fundamentar e alicerçar a fé em Cristo, em vista da Nova Evangelização.

Em entrevista exclusiva a ACI Digital, Dom Roberto falou da urgência da evangelização.
“Estamos vivendo o Sínodo da Nova Evangelização e precisamos sair do comodismo. Na ultima vigília tivemos mil, 1.500 jovens, mas esquecemos que o Rio tem muito mais. Jovens atraem jovens. Precisamos ter a ousadia de evangelizar. Levar o outro a também fazer essa experiência”, disse.
Para viver isso, ele apontou aos jovens o grande exemplo da Virgem Maria.

 “Maria soube fazer a experiência com Deus e a vigília é o momento da experiência com Deus. Depois que o jovem faz essa experiência, ele também tem que servir. É a escola de Maria, que é a escola da fé, do silêncio e do serviço”.

E os jovens se mostraram animados a entrar nesta escola. Perguntado sobre o que o motivou a sair de casa mesmo com chuva, o jovem Wellington Fernandes, de 21 anos, foi rápido e objetivo: Jesus. “A gente começa a buscar intimidade com Deus e é isso que  nos leva a renunciar nosso descanso em favor do próximo”, explicou.  

Emerson Manuel, de 21 anos, também tem a mesma opinião. Ele contou que umas das suas motivações foi a busca por sua vocação e o chamado que sente ao sacerdócio.

“Esta é a oportunidade de estarmos em comunhão com o povo de Deus em preparação para a JMJ. Nós esperamos e ansiamos que ela aconteça, mas se não rezarmos a coisa não anda”, disse.  

A vigília dos Jovens Adoradores é realizada todos os meses na Igreja de Sant'Ana e esta foi a 11ª  edição.