Ao concluir o almoço junto aos padres sinodais neste sábado 13 de outubro, e alegre pela presença do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I e o Arcebispo Rowan Williams, da comunhão Anglicana, o Papa Bento XVI afirmou que “esta comunhão é sinal de que estamos em caminho à unidade e de que avançamos com o coração”.

O Santo Padre assegurou que neste caminho ecumênico “o Senhor nos ajudará a avançar também exteriormente”.

“Synodos quer dizer ‘caminho comum’, estar em caminho juntos, por isso a palavra synodos me recorda o conhecido caminho do Senhor com os dois discípulos de Emaús”, assinalou o Papa.

Os discípulos de Emaús, explicou, “são como uma imagem do mundo agnóstico de hoje. Jesus, sua esperança, morreu. O mundo estava vazio, parecia que Deus não existia ou que não se interessava por eles”.

“Com esta desesperança no coração, e, entretanto, com uma pequena chama de fé, caminham adiante. O Senhor caminha misteriosamente com eles e os ajuda a compreender melhor o mistério de Deus, sua presença na história, seu caminhar silencioso conosco”.

Bento XVI recordou que foram “as palavras do Senhor que acenderam os corações e iluminaram a mente dos discípulos”.

“No Sínodo estamos em caminho junto com nossos contemporâneos. Roguemos ao Senhor para que nos ilumine, acenda nosso coração para que consigamos ver e ilumine a nossa mente”.

Bento XVI também pediu aos presentes rezar para que na “comunhão eucarística, possamos estar abertos para vê-lo e, deste modo, acendamos também o mundo com sua luz”.