O Delegado Pontifício da Legião de Cristo, o Cardeal Velasio De Paolis, nomeou como novo Diretor Geral da congregação o padre Sylvester Heereman, que até então ocupava o cargo de Vigário Geral da Legião. Ele substitui assim o Padre Álvaro Corcuera, a quem foi outorgado um período de descanso por motivos de saúde.

Segundo informou ao grupo ACI o porta-voz dos Legionários de Cristo em Roma, o Pe. Benjamim Clariond, o Pe. Corcuera "toma um período de descanso por motivos de saúde". Não se trata de uma demissão do ofício, nem da nomeação de um diretor geral substituto, mas sim de um tempo de descanso solicitado e concedido ao diretor geral, que cessa em suas funções até que seja convocado o próximo Capítulo geral.

O Cardeal De Paolis e o Pe. Corcuera comunicaram a notícia através de duas cartas.

Em uma missiva com data 9 de outubro, o Pe. Corcuera explicou que quando tomou em 2005 o cargo o fez "temor e com certa confusão, embora com a confiança de que em nossa debilidade está a força de Deus".

"Não é fácil reconhecê-lo –explica–, mas…vi diante de Deus que não conto com a saúde e energias necessárias para enfrentar de maneira responsável as exigências do governo geral no momento histórico atual da Legião e do Regnum Christi. Embora não tenho uma enfermidade grave, é preciso de alguém que esteja em plenas faculdades de saúde".

Esta decisão colocará o Pe. Corcuera à margem das aprovações e decisões do movimento, como as eleições apostólicas e formativas, e questões de administração extraordinária.

Por sua parte, em uma carta assinada em Roma em 10 de outubro de 2012, o Cardeal De Paolis explica que "foram anos muito difíceis e pesados" para o Pe. Corcuera e "seu esforço, realizado com freqüência em um clima de sofrimento e de incompreensão, debilitou suas energias até o ponto de nos fazer temer que, continuando assim, especialmente neste último ano… poderíamos comprometer sua saúde".

"Ele mesmo percebeu esta situação e, em sua humildade e dedicação, acolheu a recomendação que lhe fiz depois de ter consultado com meus colaboradores", e "ele mesmo me fez a petição de ser exonerado temporalmente do exercício das funções de diretor geral. Diante deste pedido, e logo de ter consultado o conselho geral da Congregação, eu o aprovei e ele aceitou", acrescenta o purpurado.

No Capítulo serão escolhidos os novos superiores do Instituto e aprovadas novas constituições que, por vontade do Santo Padre, estão em processo de revisão.

Para este período, que começa no dia 15 de outubro deste ano até o dia que o Capítulo geral seja convocada no final de 2013 ou princípio de 2014, o Pe. Heereman exercerá as faculdades do diretor geral.

O porta-voz do os Legionários, P. Clariond, explicou que durante este período, o P. Corcuera "não tem um plano definido", "mas conviverá e compartilhará com distintas comunidades de legionários do mundo".

Pe. Sylvester Heereman, L.C.

O Pe. Sylvester Heereman, L.C., nasceu em 10 de setembro de 1974 em na Alemanha. Ingressou no noviciado da Legião de Cristo em seu país em 1994 e em 1996 emitiu sua primeira profissão. Realizou sua profissão perpétua em 1999.

De 2001 a 2003 foi secretário territorial para a Itália e, posteriormente, de 2004 a 2006, foi parte da equipe de formadores do centro de estudos superiores de Roma, cidade onde completou seus estudos de filosofia e teologia e onde foi ordenado sacerdote em 23 de dezembro de 2006.

Em 6 de fevereiro de 2007 foi nomeado diretor territorial para a Alemanha e, depois da fusão deste território com o da França, foi designado diretor territorial da Europa ocidental e central em 10 de junho de 2011.

Em fevereiro de 2012, o Cardeal italiano Velasio Do Paolis, Delegado Pontifício dos Legionários de Cristo, o nomeou como Vigário Geral e o primeiro conselheiro geral da congregação.