O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Bispo de Iquique (Chile), Dom Marco Antonio Órdenes Fernández, que tem um processo na Santa Sé desde o mês de abril por uma acusação de abusos sexuais.

O Escritório de Imprensa do Vaticano informou brevemente hoje que a renúncia do Bispo chileno está de acordo com o estabelecido no cânon 401 § 2 do Código de Direito Canônico que assinala que "roga-se encarecidamente ao Bispo diocesano que apresente a renúncia do seu ofício se por enfermidade ou outra causa grave fique diminuída sua capacidade para desempenhá-lo".

A Nunciatura Apostólica comunicou também que Dom Pablo Lizama Riquelme, Arcebispo de Antofagasta, foi nomeado Administrador Apostólico "sede vacante" da diocese de Iquique, com faculdades de Bispo diocesano.

Em 2 de outubro a Nunciatura Apostólica confirmou o processo de investigação do Vaticano que se segue neste caso e precisou que a Santa Sé é a encarregada do mesmo por tratar-se de um Bispo.

"Desde o início deste caso, a Nunciatura procurou oferecer apoio psicológico e acompanhamento para as pessoas afetadas e esteve em contato com Dom Órdenes que está com atestado médico", assinalava o comunicado.

Por sua parte, o Bispado de Iquique explicou nesse mesmo dia que a afecção do fígado do Bispo de 47 anos de idade se transformou em uma falta de compensação enzimática e um estresse agudo. Por isso o Prelado viajou alguns dias ao Peru para fazer o repouso "que lhe tinha prescrito, de onde retornará ao país para continuar com seu processo de recuperação". Atualmente o Bispo já se encontra no Chile.

O Departamento de Comunicações do Bispado de Iquique convidou "à comunidade a intensificar sua oração, a fortalecer os vínculos de unidade e pedir ao Senhor o rápido esclarecimento destes fatos