Entre os dias 03 e 11 de outubro, o Santuário Nacional de Aparecida vem realizando diáriamente a tradicional novena e a Festa da Padroeira. Este ano os eventos também poderão ser acompanhados através da Rede Aparecida e das redes sociais.

Na coletiva de lançamento da novena, no dia 2 de outubro, o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis e o Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Darci Nicioli, falaram dos detalhes das que farão parte da programação festiva da novena e da Festa.

Padre Darci destacou que esta é uma ocasião de grande alegria para o povo brasileiro. Comemorar a sua padroeira é uma graça imensa e ainda poder vivenciar uma preparação espiritual em vista da celebração desta festa é momento privilegiado de fortalecimento na fé. Este ano os destaques musicais são as apresentações de Renato Teixeira e Sergio Reis, no dia 12 de outubro. A festa termina no domingo 14 de outubro.

“A novena de 2012 já se insere no grande roteiro rumo ao grande jubileu do encontro da imagem milagrosa de Aparecida, acontecido nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717. Neste ano o tema é ‘Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria’. Neste ano rezaremos os mistérios da alegria. É uma forma de fazer uma catequese no Brasil enfocando a importância de Nossa Senhora na história da salvação”, afirmou Pe. Darci na coletiva.

Com relação ao movimento esperado durante as festividades da Padroeira, o padre reitor afirmou que o Santuário Nacional deve receber mais de 1 milhão de peregrinos durante todo o mês de outubro. Padre Nicioli destacou também que nos bastidores desta grande festa estão mais de 1400 colaboradores e 1000 voluntários.

“Já estamos vivendo um clima de festa em todo o mês de setembro Em termos de participação numérica de romeiros tem sido uma alegre surpresa. Estaremos nos aproximando neste ano de 11, 5 milhões de romeiros. Sabemos que Aparecida estará repleta de romeiros”, afirmou.

Para o dia 12 de outubro são esperados cerca de 150 mil devotos na casa da Mãe Aparecida.

No marco da novena, o Santuário Nacional  também no dia 04 deste mês duas novas mostras no Museu Nossa Senhora Aparecida.

 As mostras ‘O Museu e suas histórias’ e ‘Vestígios Ancestrais’ foram abertas para visitação com a cerimônia de inauguração que contou com a presença do Cardeal Raymundo Damasceno.

A cerimônia contou com a presença do reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, o administrador e ecônomo, padre Luiz Claudio Alves de Macedo, o Prefeito de Igreja, padre Valdivino Guimaraes, entre outros Missionários Redentoristas e também Guido Machado Braga, ex-diretor do museu e da curadora da exposição, a artista multimeios, Silvia Bigareli, além de gestores de diversos setores do Santuário Nacional e outros convidados.

A história não pode esvaecer com o passar do tempo. Certamente, o museu irá atrair muitos romeiros que virão conhecer a nossa cultura”, lembrou Dom Raymundo na ocasião da bênção inaugural.

Com as mostras, o Santuário Nacional pretende oferecer aos romeiros e todo o povo da região a oportunidade de reencontrar-se com a história que não morre, mas permanece viva, destacou o sacerdote redentorista e reitor do Santuário de Aparecida, Pe. Darci.

Com o início da novena no dia 3 de outubro até o dia 12, dia da Padroeira do Brasil, iniciaram-se várias ações também nas mídias digitais.

Projeto desenvolvido pela equipe do Portal A12 (www.a12.com), o Canal da Padroeira é um espaço criado exclusivamente para a cobertura da festa, onde os devotos de Nossa Senhora Aparecida podem acompanhar tudo o que acontece durante a novena. Fotos, notícias, entrevistas e vídeos com os momentos mais marcantes desta grande festa.

Nas redes sociais, o perfil do Santuário Nacional no Facebook, no Twitter e no Instagram, divulgam instantaneamente, todos os momentos das celebrações eucarísticas da novena até o dia da festa.

Para homenagear Nossa Senhora Aparecida no perfil das redes sociais, basta acessar o link http://twibbon.com/support/festa-da-padroeira-2012. Centenas de pessoas já mudaram seu perfil nas redes para fazer a homenagem.

Para conhecer melhor a história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o internauta pode acessar a linha do tempo que conta a história da padroeira do Brasil através de material multimídia no endereço http://www.a12.com/aparecida

Para acompanhar a novena e Festa da Padroeira pela transmissão da TV Aparecida, visite: http://www.tvaparecida.com.br/