Na mensagem prévia à oração do Ángelus deste domingo, 7, diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI exortou a “valorizar a oração do Rosário no próximo Ano da Fé”.

O Santo Padre assinalou que “com o Rosário, de fato, deixamo-nos guiar por Maria, modelo de fé, na meditação dos mistérios de Cristo, e dia a dia somos ajudados a assimilar o Evangelho, de tal maneira que possa dar forma a toda nossa vida”.

“Seguindo os passos de meus Predecessores, em particular do Beato João Paulo II quem há dez anos nos deu a Carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, convido a rezarem o Rosário pessoalmente, em família e em comunidade, colocando-nos na escola de Maria, que conduz a Cristo, centro vivo de nossa fé”.

Bento XVI assinalou que naquele exato momento, no Santuário de Pompeia, Itália, ocorria a tradicional “súplica” à Virgem, “que hoje veneramos como Rainha do Santo Rosário”.  Esta manifestação de piedade ocorre anualmente na cidade italiana na data em que a Igreja Universal recorda a Virgem Maria sob a advocação de Nossa Senhora do Rosário.

Por isso, o Papa pediu aos fiéis que se associem “espiritualmente” a essa invocação em coro.