O tema econômico predominou no primeiro debate eleitoral para as eleições de novembro nos Estados Unidos, refletindo assim a preocupação dos católicos, junto à de outros votantes sobre este importante assunto.

Frank Newport, editor chefe da prestigiosa firma de pesquisas Gallup, disse à agência Catholic News Agency do grupo ACI, que quando aos votantes americanos se pede colocar os diversos temas de interesse em ordem de importância, "a economia varre todo o resto".

As declarações de Newport foram oferecidas logo depois do primeiro debate entre o atual presidente e candidato democrata à reeleição, Barack Obama, e o candidato republicano Mitt Romney, realizado durante uma hora e meia na Universidade de Denver no estado do Colorado no último 3 de outubro.

No debate os candidatos falaram sobre os altos níveis de desemprego, a reforma do sistema de saúde, os programas de ajuda, entre outros.

Romney acusou Obama de ter fracassado em propor uma liderança econômica eficaz durante os quatro anos de seu governo, enquanto que o mandatário disse que o plano de Romney para reduzir o déficit sem incrementar os impostos é irreal.

No debate não foram tratados temas como o aborto, o matrimônio de pessoas do mesmo sexo, o mandato abortista da Obama. Porém, em uma recente sondagem do Gallup o tema do aborto é relevante para 1 em cada 6 votantes nos EUA.

Newport comentou que é complicado avaliar quantos católicos poderão estar de acordo com a afirmação de Romney sobre a dívida como um "assunto moral" crítico porque a pergunta não tem sido feita com freqüência nas pesquisas.

O perito disse que em geral, "os católicos estão no meio de muitas coisas" e tendem a representar o eleitorado em geral em muitos temas eleitorais.

Em setembro, o Gallup informou que 41 por cento dos americanos acreditam que a economia está melhorando, enquanto que 54 por cento afirmavam que esta estava piorando. Entre os católicos a primeira pesquisa ofereceu praticamente o mesmo resultado: 41% indicavam melhoras na economia e 53 afirmaram que a economia piorou nos últimos anos.

Embora diversas pesquisa feitas rapidamente mostram que Romney ganhou o debate, os resultados políticos ainda são difíceis de avaliar devido ao "alto fluxo de eventos e de informação" sobre as eleições, explicou Newport.

Esta sexta-feira a empresa Ipsos afirmou em uma pesquisa que a distância entre os candidatos foi reduzida a apenas 2 pontos percentuais: 46 por cento dos americanos apóia a Obama, e 44 votaria por Romney.

Além disso, uma em cada 5 pessoas assinalou que o desempenho mostrado por Obama no debate gerou uma valorização negativa do mandatário, enquanto que quase um terço dos pesquisados assinalou que melhorou sua opinião em relação a Romney.