O Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demetrio Fernández, destacou a próxima proclamação de São João de Ávila como Doutor da Igreja em 7 de outubro e disse que o Papa Bento XVI o propõe a toda a Igreja como modelo de evangelizador para estes tempos.

“O Papa Bento XVI quis fixar esta data no começo da XIII Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos, cujo tema é ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’, querendo dizer a toda a Igreja que em São João de Ávila temos um modelo de evangelizador para nosso tempo”, afirmou o Prelado em sua Carta Semanal enviada esta quinta-feira ao grupo ACI.

Segundo Dom Fernández o santo de Ávila é um “mestre de santos, impulsor da grande renovação da Igreja no século XVI, intuindo que essa renovação vem da renovação do clero”.
“Um clero novo para a nova evangelização”, acrescentou.

Mons. Fernández disse que esta proclamação é “um acontecimento desejado há séculos, e do qual nós somos testemunhas diretas. Precederam-nos gerações e gerações, sobre tudo de sacerdotes e bispos, que o pediram e desejaram”.

O prelado espanhol indicou que em todo este tempo colaboraram fiéis e religiosos de toda a Espanha, mas ocupa um lugar especial a Diocese de Córdoba, onde São João de Ávila foi incardinado e onde desenvolveu a maior parte de seu trabalho pastoral.

O futuro doutor da Igreja “permaneceu em Córdoba e na diocese do Córdoba morreu e foi enterrado em Montilla (Córdoba), onde se encontra seu sepulcro como um tesouro, que agora adquire um valor especial”, assinalou ao referir-se ao santo proclamado em 1946 patrono do clero secular espanhol pelo Papa Pio XII.

Nesse sentido, recordou que no dia 12 de outubro será inaugurado o Ano Jubilar em Montilla, aonde peregrinará a Conferência Episcopal Espanhola no dia 23 de novembro durante a Assembléia Plenária de outono.

Dom Demétrio pediu também “que São João de Ávila alcance a todos santidade de vida, ímpeto missionário, desejo de gastar nossa vida pela Igreja. E que nos alcance (a graça de) muitos e santos sacerdotes para a nova evangelização”.